MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Dinheiro esquecido no banco? Sistema de valores a receber está aberto; Saiba como consultar

Durante a primeira fase, cerca de 79 mil pessoas conseguiram verificar se têm dinheiro esquecido em algum banco, que somou um resgate de R$ 900 mil

Dinheiro esquecido no banco? Sistema de valores a receber está aberto; Saiba como consultar
Dinheiro esquecido no banco? Sistema de valores a receber está aberto; Saiba como consultar - Agência Brasil

Victor Meira - [email protected]
Publicado em 14/02/2022, às 07h49 - Atualizado às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O novo Sistema de Valores a Receber do Banco Central, que permite o acesso ao extrato bancário em diversas instituições financeiras para saber se tem algum dinheiro "esquecido", já está disponível a partir de hoje (14). O Banco Central, Bacen ou BC, informa que há um prazo de três semanas para pedir a transferência dos valores, que só podem ser agendados em março. 

Na primeira etapa, logo nas primeiras horas, o BC registrou cerca de 79 mil pessoas e empresas com acesso ao Sistema de Valores a Receber, conseguindo fazer a consulta e concluindo os 8,5 mil pedidos de resgate, o que soma um montante de R$ 900 mil reais. 

Saiba como consultar o dinheiro esquecido?

Para consultar se há um dinheiro esquecido, basta acessar o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/. A nova plataforma foi criada diante do acúmulo de acessos ao site do Banco Central, que causou problemas no servidor. 

Para ter acesso ao sistema exclusivo, confira veja o passo a passo:

  • Usar o CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
  • Caso tenha valores a receber, anotar bem a data que o sistema informar;
  • Se você ainda não tem login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (disponível para Android e iOS). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos;
  • Volte no site na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência;
  • Se você perder sua data de resgate, venha aqui em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.

Orientações

Para evitar fraudes, o Banco Central informa que o único site disponível é o valoresareceber.bcb.gov.br. O cidadão deverá tomar cuidado para não entrar em páginas diferentes. O órgão também esclareceu que não entrará em contato com nenhum usuário, nem enviará links por SMS, Whatsapp, Telegram ou e-mail para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber.

A única situação em que haverá contato com o correntista será no caso de a transferência não poder ser feita por Pix, mas a comunicação será feita pela instituição detentora do dinheiro, sem nenhum pedido de confirmação de dados ou de senhas.

Por fim, o BC esclarece que o processo de resgate de valores esquecidos é gratuito. O usuário jamais deverá fazer qualquer pagamento para consultar o montante a receber nem para sacar o dinheiro. Qualquer pedido nesse sentido configura golpe.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.