MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Dia dos Namorados: entenda o motivo da celebração ser em junho no Brasil

Nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro. Você sabe o motivo dessa diferença? Confira como a data surgiu

Dia dos Namorados: casal se olha de forma apaixonada
Dia dos Namorados: casal se olha de forma apaixonada - Divulgação

MYLENA LIRA | [email protected]
Publicado em 06/06/2022, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro. Porém, aqui no Brasil a data é celebrada anualmente em 12 de junho. Você sabe o motivo dessa diferença? Ao contrário do que inicialmente somos levados a imaginar, a escolha pelo sexto mês do ano não tem nenhuma relação romântica. Inclusive, a definição partiu de um publicitário.

Com essa informação, percebe-se que a data foi criada no país com viés comercial. Isso porque junho sempre foi um mês ruim para as vendas. Para alavancar o comércio e estimular a compra de presentes após o Dia das Mães, em maio, João Dória, pai do ex-governador do Estado de São Paulo e dono da agência Standart Propaganda, teve essa ideia em 1949 e deu certo.

Atualmente, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Na época, a propaganda criada dizia: "Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga". A ação foi escolhida como a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda naquele ano. Confira abaixo:

Dia dos Namorados

+Atenção mulheres: entenda o golpe do Uber e como se proteger para não ser dopada

Dia dos Namorados fora do Brasil

Definido o mês, a escolha pelo dia 12 foi estratégica porque antecede o Dia de Santo Antônio, considerado mundialmente como santo casamenteiro. Você já deve ter ouvido falar na dica de colocar o Santo Antônio de cabeça para baixo e só desvirar após encontrar o grande amor.

Nos EUA e na Europa, o dia 14 de fevereiro celebra o Valentine's Day (Dia de São Valentim), o Dia dos Namorados deles. Sua origem remota o século V, portanto bem anterior à data instituída no Brasil. São Valentim foi um padre de Roma que defendeu o casamento em um momento da história em que o imperador Cláudio II proibiu o matrimônio porque soldados casados teriam desempenho pior, uma vez que estavam atrelados às responsabilidades familiares.

+Ainda não recebeu a restituição do IRPF 2022? Veja quem tem direito ao 2º lote

Contrariando a medida, São Valentim celebrou casamentos às escondidas, mas foi descoberto, levado à prisão e sentenciado à morte, cumprida no dia 14 de fevereiro do ano 270 depois de Cristo. Nessa data, ele teria enviado uma carta de amor à filha de um carcereiro pela qual se apaixonou. Dois séculos depois o dia foi instituído como símbolo dos namorados.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.