MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Detran de São Paulo permite parcelar multas e débitos do veículo em 18x

Atualmente, 12 empresas estão credenciadas e homologadas pela autarquia paulista para parcelar multas de trânsito, licenciamento e seguro DPVAT. Saiba mais

Parcelar Multas: mulher dentro do carro entrega cartão de crédito
Parcelar Multas: mulher dentro do carro entrega cartão de crédito - Divulgação

Mylena Lira | [email protected]
Publicado em 09/03/2022, às 15h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O acúmulo de multas é impeditivo para licenciar ou mesmo transferir a propriedade de um veículo. Porém, para circular de forma regular e não correr o risco de ser guinchado ao pátio, o automóvel deve estar com a documentação em dia. Uma opção para quem está com grana curta conseguir quitar os débitos do possante é parcelar multas de trânsito no cartão de crédito.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) permite que o pagamento seja feito em até 18x. Atualmente, 12 empresas estão credenciadas e homologadas pelo Detran.SP para auxiliar os motoristas na hora de regularizar as pendências financeiras. É possível parcelar multas aplicadas pela própria autarquia e também outros débitos, como licenciamento e Seguro DPVAT.

Nas empresas credenciadas pelo Detran.SP, não é possível parcelar:

  • débitos inscritos na dívida ativa;
  • parcelamentos inscritos em cobrança administrativa;
  • parcelar multas de outros órgãos de trânsito (DER, PRF e prefeituras, por exemplo) que não autorizam o pagamento via cartão nessas mesmas empresas; e
  • débitos de veículos licenciados em outros Estados.

O parcelamento do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) deve ser pleiteado diretamente junto à Secretaria da Fazenda, responsável pelo recolhimento do imposto. Em 2022, os motoristas poderão pagar o imposto parcelado em até 5x com redução de 5%. Neste ano, o Governo de SP ampliou o número de parcelas de três para cinco com o objetivo de minimizar os efeitos negativos da Pandemia do coronavírus, entre eles o aumento médio de 22,54% do valor venal dos veículos.

LEIA TAMBÉM:
+IPVA 2022 SP: veja as consequências para quem atrasar ou não pagar o imposto
+Isenção de IPVA para pessoa com deficiência: veja as novas regras em SP

Parcelar multas de trânsito: consulte os juros

O parcelamento de multas deve ser feito diretamente com as empresas credenciadas. O serviço não é oferecido nas unidades do Detran.SP ou postos Poupatempo. Fica a critério do motorista escolher a empresa de sua preferência, seja pela proximidade ou condições ofertadas.

O próprio Detran.SP orienta que o cidadão primeiro faça uma pesquisa para verificar qual proposta cabe melhor no seu bolso. Isso porque as instituições que atuam com o parcelamento de multas e outros débitos seguem a livre demanda de mercado e cobram taxas de juros que variam, em média, de 3% a 20%, a depender do total de dívida e da quantidade de parcelas escolhida - a maioria trabalha com até 12x ou 18x.

Conforme determina o Conselho Nacional de Trânsito (Contran, as empresas devem apresentar ao cliente um plano de pagamento dos débitos em aberto, possibilitando ao titular do cartão conhecer previamente os custos adicionais de cada forma de pagamento e decidir pela opção de parcelar multas que mais lhe agrade.

Quais empresas aceitam parcelar multas de trânsito?

No momento, 12 empresas estão aptas a oferecer o serviço aos proprietários de veículos de São Paulo. É possível acessar a lista completa no portal do Detran.SP. Aqui vale um alerta para não cair em golpe: verifique se a empresa está efetivamente homologada pelo departamento de trânsito paulista antes de efetuar a transação financeira, principalmente se for parcelar multas diretamente no site da instituição. Confira abaixo algumas das credenciadas:

  • Asteróide Tecnologia e Pagamentos Eirelli;
  • Bot Pag Meios De Pagamentos e Serviços Ltda;
  • Credpay Soluções Em Pagamento Ltda Epp;
  • Datalink Ltda;
  • Zignet Soluções de Pagamento Eirelli;
  • PINPAG - Esmeralda Serviços Digitais Ltda.

+Atenção motoristas: nova CNH passa a valer em junho; entenda as mudanças

++++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.