MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Defesa Civil disponibiliza alertas sobre desastres naturais. Veja plataformas disponíveis e como se cadastrar

Liberado no último sábado (12) Defesa Civil disponibiliza alertas sobre desastres naturais no WhatsApp; mensagens são enviadas pela plataforma Idap

Uma mulher segura um celular
Uma mulher segura um celular - Canva - Defesa Civil disponibiliza serviço de alerta sobre desastres naturais
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 17/11/2022, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Defesa Civil dos estados e municípios disponibiliza alertas sobre desastres naturais no Whatsapp. O serviço passou a ser liberado no último sábado (12). Essas mensagens são enviadas aos usuários pelas equipes do órgão por meio da plataforma Interface de Alertas Públicos (Idap).

Essas mensagens que já são enviadas por SMS, Telegram, TV por assinatura ou Google tem por intuito de desenvolver a percepção de risco e prevenir que acidentes graves possam acontecer. Segundo a Defesa Civil Nacional, essas informações podem conter vários conteúdos que vão de educacionais a eventos climáticos. 

O serviço de alerta que passa a ser ofertado pelo WhatsApp no Brasil é o primeiro do mundo, afirmou o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em nota. O aplicativo de troca de mensagens é o mais baixado em celulares no país. 

+ Caixa libera 1º pagamento da parcela de novembro do Auxílio Brasil; confira o calendário

Veja plataformas disponíveis e como se cadastrar

Para receber esses avisos e notificações pelo WhatsApp, os interessados devem realizar um cadastro pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link da plataforma. Em seguida, será necessário enviar um "Oi" e, logo após, informar a localização atual ou área de interesse. 

Neste caso, o robô confirmará a intenção de receber os alertas e irá disponibilizar os termos de uso e política de privacidade para que o usuário que esteja de acordo aceite. O cidadão pode cadastrar vários lugares, sendo possível acompanhar várias áreas pelo país. 

Para que isso aconteça, a orientação é o compartilhamento da localização ou CEP do local ou o nome do município. Desenvolvido pela Robbu, uma empresa licenciada pelo Whatsapp no Brasil realiza o disparo desses alertas. O processamento desse envio é realizado pelo MDR. 

+ Mega-Sena: ninguém acerta os números e prêmio vai para R$ 38 milhões; veja os números sorteados

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.