MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Consumidores comemoram: preço da carne bovina em queda pelo 8º mês seguido

Todos os cortes de carne bovina que fazem parte do cálculo da inflação oficial do país registraram redução nos preços. Veja os cortes bovinos que tiveram redução

Queda nos preços da carne também está relacionada ao aumento da produção e à redução das exportações
Queda nos preços da carne também está relacionada ao aumento da produção e à redução das exportações - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 22/09/2023, às 13h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O preço da carne bovina no Brasil continua em declínio pelo oitavo mês consecutivo, trazendo alívio para os consumidores. Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado recentemente, houve uma queda de 1,9% no preço da carne em agosto.

Isso significa que todos os cortes de carne bovina que fazem parte do cálculo da inflação oficial do país registraram redução nos preços, acumulando uma queda de 9,8% nos últimos 12 meses. Entre os cortes que mais chamam a atenção está o filé-mignon, que teve a maior queda de preço, com uma redução acumulada de 15,09% nos últimos 12 meses.

Em contrapartida, a inflação oficial no mesmo período acumula alta de 4,61%. Especialistas atribuem essa tendência de queda nos preços da carne bovina ao menor custo de produção, que se reflete nos valores para o consumidor final.

+++ Projeto visa doar excedente de merenda escolar para famílias de baixa renda

Queda nos preços da carne também está relacionada ao aumento da produção e à redução das exportações

O economista Matheus Peçanha, do FGV-Ibre, explica que a diminuição nos custos de criação do gado, principalmente em relação aos componentes alimentares como soja e milho, influenciou positivamente nos preços da carne.

"Até o ano passado, esses custos estavam em alta devido à entrada de várias cadeias globais e ao aumento dos preços de commodities agrícolas. Isso impactava diretamente os preços ao consumidor. Agora, a situação é inversa", afirma o economista.

A queda nos preços da carne também está relacionada ao aumento da produção e à redução das exportações, contribuindo para os brasileiros pagarem menos por esse alimento essencial.

Os cortes bovinos que tiveram redução nos preços nos últimos 12 meses incluem filé-mignon, peito, alcatra, capa de filé, acém, pá/paleta bovina, costela bovina, contrafilé, patinho e picanha. Essa tendência de preços mais acessíveis beneficia o bolso dos consumidores e auxilia na redução das projeções de inflação no país.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.