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Comprou pacote da Hurb e não conseguiu viajar? Agência tem 5 dias para se explicar

Clientes compraram pacote da Hurb, mas não conseguem viajar. A empresa foi notificada hoje e tem cinco dias para explicar ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o motivo de supostamente não cumprir a entrega dos serviços

Avião no céu e coqueiro ao fundo
Avião no céu e coqueiro ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

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Publicado em 26/08/2022, às 18h16

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A agência de turismo online Hurb vendeu milhares de pacotes de viagem baratos durante a pandemia do coronavírus, quando diversos países estavam fechados para o ingresso de turistas por conta do avanço da doença Covid-19, o que reduziu o preço no setor. Porém, agora, muitos clientes reclamam que não conseguiram viajar com o pacote da Hurb.

Por conta disso, a empresa foi notificada hoje pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e terá cinco dias, a partir desta sexta-feira (26), para explicar ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o motivo de supostamente não cumprir a entrega dos serviços contratados.

Nos últimos 30 dias, o órgão recebeu mais de 2,7 mil reclamações contra a Hurb. “Segundo publicações na imprensa, quando o setor de turismo enfrentava restrições por conta da pandemia, em 2020, a Hurb teria vendido pacotes de viagem com datas flexíveis, válidos por até dois anos. Porém, agora em 2022, com a retomada das atividades do setor, a empresa estaria enfrentando dificuldades para honrar os contratos”, explicou em nota a Senacon.

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Pacotes da Hurb: entenda o problema

Segundo a Senacon, o objetivo da notificação é esclarecer os fatos e preservar os direitos dos consumidores para que não sejam lesados por eventuais abusos praticados pela empresa. Caso fique comprovada a adoção de medidas irregulares pela Hurb, ela poderá ser penalizada com multa de até R$ 13 milhões.

À Agência Brasil, a agência de turismo informou que não comenta processos ou ações em andamento. Porém, "prestará todos os esclarecimentos solicitados pelas autoridades". Na internet, entre as perguntas frequentes está a se a empresa é confiável. A desconfiança vem dos preços muito baixos praticados pela empresa.

É possível comprar um pacote da Hurb, com aéreo e hospedagem, para viajar ainda em 2023, por apenas R$ 699,00 para passar 7 dias em Salvador, capital da Bahia, e em Morro de São Paulo - um dos destinos mais cobiçados no Brasil. Também para esse ano, um pacote internacional para Santiago, no Chile, custa só R$ 1.099 e inclui passagem aérea, hotel e café da manhã para 4 diárias.

Muitas pessoas já viajaram com a agência e indicam os serviços para amigos e familiares. É preciso ter flexibilidade de datas, pois três datas são informadas ao comprar o pacote e a Hurb confirma a viagem com 45 dias de antecedência para uma delas. Porém, recentemente, inúmeras reclamações foram registradas no site Reclame Aqui, por exemplo, pois a empresa não estaria respeitando as datas indicadas.

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Como comprar passagens aéreas baratas?

Conhecer algumas dicas pode fazer a diferença na hora de buscar passagens aéreas mais baratas. Confira abaixo as principais formas:

  • Tenha um cartão de crédito que acumule milhas. Assim, seus gastos podem ser convertidos em pontos para a compra de passagens aéreas sem precisar de dinheiro;
  • Pesquise em diferentes companhias e fique atento às promoções. Para isso, conte com a ajuda de sites especializados, como o Melhores Destinos ou o Skyscanner;
  • Compare os preços que encontrar nos buscadores com os informados na própria página da companhia área, pois pode haver diferença de valor;
  • Programe alerta para ser avisado quando a passagem chegar no preço que cabe no seu bolso. O Google Voos oferece esse serviço de forma gratuita;
  • Nunca deixe para a última hora. Compre os bilhetes com antecedência. Para viagens nacionais na baixa temporada, compre de 25 a 40 dias. Se para a alta temporada, recomenda-se de 60 a 90 dias de antecedência (ou de 60 a 120 se for voo internacional);
  • Alguns sites oferecem passagens aéreas baratas porque trabalham com a compra e venda de milhas (o 1,2,3 Milhas, por exemplo). Pode ser uma boa opção;
  • Ter flexibilidade nas datas de ida e de volta pode baratear o voo. Simule a viagem com diferentes datas.

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