MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cartão de débito do Bolsa Família 2023 pode reduzir potencialmente riscos de fraude. Entenda

Equipe de transição do governo Lula realiza estudo para implantação de nova funcionalidade; cartão de débito do Bolsa Família 2023 pode reduzir fraudes

Um homem faz uma compra no cartão de débito
Um homem faz uma compra no cartão de débito - Divulgação - Bolsa Família 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 14/12/2022, às 09h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), analisa disponibilizar o cartão de débito do Bolsa Família 2023. A medida pode reduzir potencialmente os riscos de fraude com a operacionalização do benefício do governo federal. 

Segundo o estudo da equipe de Lula, além de possibilitar às famílias mais uma opção além do aplicativo da Caixa, assim facilitando a vida de quem depende do programa, o custo para fazer os cartões pode chegar a R$ 178 milhões. 

+ Bolsa Família pode ser pago através de cartão de débito em 2023. Equipe de transição faz estudo

Redução de risco de fraude 

Em relação ao cartão de crédito, o cartão de débito possui a mesma aparência, com formato e tamanho similar, mas a função é totalmente diferente. Para ter acesso a função de débito, o usuário precisa ter uma conta corrente ou conta poupança aberta em alguma instituição financeira porque o valor da compra é automaticamente debitado da conta do usuário. 

Além de que o pagamento via débito irá exigir uma conta corrente em nome do titular, ficha limpa e pode identificar os beneficiários com maior facilidade do que o pagamento em espécie, como é feito atualmente. 

A funcionalidade do débito só pode ser utilizado em compras à vista, para ser utilizado o cartão precisa de uma senha, que trata-se de uma espécie de uma assinatura eletrônica, dando maior segurança para a transação. No entanto, a senha precisa ser mantida em sigilo, se você perder o cartão ou ele for roubado, ao ter a senha, qualquer pessoa pode fazer compras em seu nome. 

Veja facilidades do cartão de débito 

Com a adesão do cartão de débito, poderia facilitar o uso do dinheiro, já que ele poderia ser usado para compras em supermercado. No momento, por meio do aplicativo Caixa Tem os beneficiários podem utilizar o PIX. Mas quem não tem celular e acesso à internet ou não sabe utilizar o aplicativo precisa sacar o dinheiro no banco ou casa lotérica. 

Em julho, o governo Bolsonaro confeccionou um cartão do Auxílio Brasil que permite fazer compras em lojas e sacar dinheiro na Caixa e na rede Banco24Horas. No entanto, essa realidade ainda é para poucos, já que o cartão só atende a 8,5 milhões dos 21 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil, de acordo com dados da Caixa. Deixam de usar essa funcionalidade 12,5 milhões de famílias. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.