MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cartão de confirmação do Enem 2023: Acesso disponível nesta terça-feira

Inep divulga na próxima terça-feira (24) o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2023; documento pode ser acessado na plataforma Gov.br

Página do Exame Nacional do Ensino Médio
Página do Exame Nacional do Ensino Médio - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 22/10/2023, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação, tem previsto para o próximo dia 24 a divulgação do cartão de confirmação de inscrição do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Este documento contém informações cruciais, incluindo o número de inscrição, data, horário e local da prova, bem como detalhes sobre a disponibilidade de atendimento especializado ou a opção de tratamento com nome social, caso seja necessário.

Embora não seja uma exigência estrita, o Inep aconselha que os participantes levem o cartão consigo nos dias das provas, que ocorrerão nos dias 5 e 12 de novembro. 

Para acessar o Cartão de Confirmação, os candidatos devem usar as credenciais do login único da plataforma Gov.br, fornecendo o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha previamente cadastrada.

+ Auxílio Gás de R$ 106 paga 5 parcelas nesta semana; Veja quem recebe

Cuidados especiais no dia de prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma publicação que inclui os critérios para a correção das provas e os procedimentos para os candidatos que necessitam de cuidados especiais durante o concurso.

Os gabaritos das provas objetivas estarão disponíveis no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, também no mesmo site.

Enem 2023

O Exame é a principal porta de entrada para os estudantes, com o desejo de concorrer a uma vaga em uma Universidade pública. O Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado pelo Ministério da Educação desde 1998 e aplicado uma vez por ano. 

A aplicação do Exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação. O intuito é avaliar as habilidades e conhecimentos, que foram adquiridos durante o Ensino Médio. Veja divisão das áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Para realizar a inscrição do Enem 2023, os candidatos devem estar próximos de concluir o ensino médio ou que já tenham concluído. As notas podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Veja cronograma completo

  • Inscrições - 5/6 até 16/06/2023;
  • Pagamento da taxa de inscrição - 5/6 até 21/6/2023;
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social - Solicitação de 5/6 até 16/6/2023, Resultado 26/6/2023, Recurso 26/6 até 30/6/2023, Resultado do recurso 5/7/2023.
  • Aplicação das provas - 5 e 12/11/2023;
  • Divulgação do Gabarito - 24/11/2023;
  • Divulgação do Resultado - 16/01/2024.
  • Confira o edital, com todas as informações, clicando aqui! 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo do Concurso Enem 2023

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

05/06/2023 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
16/06/2023 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
05/11/2023 Prova Adicionar no Google Agenda
12/11/2023 Prova Adicionar no Google Agenda
SociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.