MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Candidatas à presidência demonstram o poder das mulheres nas Eleições 2022. Tebet e Soraya se destacam no debate da Band

O debate dos candidatos à presidência da República foi realizado na noite do último domingo (28)

Candidatas à presidência demonstram o poder das mulheres nas Eleições 2022. Tebet e Soraya se destacam no debate da Band
Reprodução TV Band
Victor Meira

Victor Meira

[email protected]

Publicado em 29/08/2022, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Para quem acompanhou o debate presidencial, organizado pelo pool Band TV, TV Cultura, Folha de S.Paulo e UOL, esperava um duelo entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas quem se destacou foram as mulheres, com Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil)

O auge das tensões no debate foi quando Bolsonaro explodiu de raiva após a pergunta da jornalista da TV Cultura, Vera Magalhães, sobre o impacto da diminuição da cobertura vacinal durante o seu governo. 

"Vera, não podia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim, você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como este, fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro", disse Bolsonaro.

"Não pedi sua opinião. Já está apelando... A senhora [Tebet] é uma vergonha no Senado Federal. E não estou atacando mulheres não. Não vem com essa historinha de atacar mulheres, de se vitimizar", ataca Bolsonaro. 

+Mercado financeiro prevê mais uma baixa na inflação e um PIB mais alto

Em virtude deste fato, Soraya Thronicke saiu em defesa à Tebet e Vera Magalhães ao chamar Bolsonaro de mentiroso. 

"Quando homens são tchutchukas com outros homens e vêm pra cima da gente como tigrão, eu fico muito brava", declarou a senadora sul-mato-grossense. "No meu Estado tem mulher que vira onça, e eu sou uma delas."

+Receita libera restituição do Imposto de Renda 2022 nesta semana; saiba quando será liberado

Além deste episódio, Ciro Gomes (PDT) aproveitou o clima pesado para questionar o presidente sobre o seu histórico de agressividade com mulheres. Bolsonaro respondeu ao pedetista com uma provocação sobre uma frase de Ciro sobre a sua ex-mulher, a atriz Patrícia Pillar, em que o papel principal dela seria “dormir com ele”. 

Para amenizar os ataques dos outros candidatos, Bolsonaro partiu para a sua zona de segurança ao dizer que defende a família e destacou o trabalho voluntário da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. 

"Quero cumprimentar a primeira-dama pelo excelente trabalho. Nunca vi vossa excelência procurá-la para tratar disso", disse Bolsonaro, direcionando-se a Tebet. "Chega de vitimismo, somos todos iguais."

+Concursos públicos somam 56 mil vagas e pagam R$ 33,6 mil; Veja quais abrem inscrição

Institutos de pesquisas afirmam que agressividade de Bolsonaro com as mulheres o prejudicou

Para a agência de notícias Reuters, o CEO da Dharma Political Risk, Creomar de Souza, afirmou que o posicionamento de Bolsonaro contra Tebet e Magalhães prejudicou o desempenho do atual presidente. 

"Creio que foi um debate protagonizado por coadjuvantes. Tebet foi a única que de fato enfrentou Bolsonaro e como isso funcionou, ao final deu até leves estocadas no Lula", declara.

"Acho que ele (Bolsonaro) perdeu votos potenciais entre mulheres", acrescentou.

+Novo piso da enfermagem pode provocar demissões e o fechamento de 20 mil leitos; Entenda

Os analistas políticos apontam que o voto feminino é um dos principais para a campanha de Bolsonaro. Haja vista que para o Datafolha, Bolsonaro tem apenas 29% das preferências das mulheres, enquanto que o ex-presidente Lula conta com 47%. 

Souza destaca que as falas de Thronicke ao defender Vera Magalhães foi o ponto alto da sua participação no debate. Entretanto, o CEO da Dharma alerta que a candidata ainda está bastante “verde” na participação dos debates. 

+Eleições 2022: aprenda qual é a função dos deputados federais e dos senadores

O Instituto Quaest informa, com base nas reações das redes sociais, que a candidata Simone Tebet foi o maior destaque do debate, principalmente no terceiro e último bloco. Ela foi a personagem com o maior número de menções positivas entre os rivais, com 62%, nos blocos citados. 

+++Acompanhe as principais informações sobre as Eleições 2022 na editoria de Sociedade do JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.