MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Cadastro Único ganha melhorias: veja como se cadastrar para receber o Auxílio Brasil

O Cadastro Único é utilizado para conceder benefícios de 28 programas sociais, entre eles a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Auxílio Brasil. Veja melhoria anunciada pelo Ministério da Cidadania

Mulher segura o novo cartão do Auxílio Brasil, com chip
Mulher segura o novo cartão do Auxílio Brasil, com chip - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 16/09/2022, às 19h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Cadastro Único é o sistema do governo federal que concentra dados e informações sobre mais de 38 milhões de famílias registradas e serve para a concessão e manutenção de benefícios de 28 programas sociais, entre eles a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada e o Auxílio Brasil.

Segundo o Ministério da Cidadania, a partir desta sexta-feira (16), o sistema do CadÚnico vai funcionar de forma integra com mais de 20 bases do governo, pois vai operar com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Desta forma, mais de 80 bilhões de registros adminstrativos estarão disponíveis para cruzamento de dados. Entre eles:

  • dados de nascimento;
  • obito;
  • identificação pessoal (como o CPF);
  • informações atualizadas de renda;
  • vínculos de emprego formal;
  • benefícios previdenciários; e
  • auxílios do INSS.

"A expectativa é que a nova funcionalidade auxilie os gestores municipais e os cidadãos no momento da entrevista e da coleta dos dados cadastrais, proporcionando mais agilidade ao atendimento e maior segurança aos dados pessoais", informou em nota a pasta responsável pelo Auxílio Brasil.

O Cadastro Único foi criado em 2001 como um instrumento para identificar e conhecer as famílias de baixa renda e, assim, ajudar o governo a desenvolver políticas públicas. É por meio dele que 20,65 milhões de famílias vão receber, em média, R$ 607,52 de Auxílio Brasil neste mês. 

+STF conclui julgamento e mantém suspensão do piso salarial da enfermagem

Como ingressar no Cadastro Único?

Quem ainda não recebe, mas quer ganhar a ajuda financeira vinda do Auxílio Brasil, deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência para fazer a inscrição no Cadastro Único.

Há a opção de realizar o pré-cadastro no aplicativo do CadÚnico para smartphones, que já teve mais de 4 milhões de downloads. Feito o pré-cadastro, o interessado precisa comparecer, em até 120 dias, ao CRAS ou a um dos postos de atendimento do CadÚnico para complementar os dados.

Além disso, o app permite fazer a atualização cadastral, o que deve ocorrer a cada dois anos, uma das exigências para continuar a receber os benefícos sociais. Os cidadãos que preenchem as condições são selecionados automaticamente pelo governo. Para saber se foi selecionado para embolsar o Auxílio Brasil, basta consultar o aplicativo Caixa Tem ou ligar no Atendimento CAIXA pelo telefone 111.

+Você pode receber benefícios do INSS de forma imediata se tiver ESTAS doenças

Ministério da Cidadania anuncia pente-fino

Cerca de 8 milhões de famílias devem fazer o recadastramento até o dia 14 de outubro. O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou recentemente que o órgão vai revisar os cadastros do Auxílio Brasil.

O foco do pente-fino é conferir quais pessoas atendem aos requisitos do programa e cortar o pagamento às famílias que tenham renda superior ao limite estabelecido. É preciso ter renda familiar per capita mensal igual ou inferior a R$ 210.

É possível conferir pelo aplicativo do CadÚnico se a família está sob averiguação ou revisão cadastral. O app informa, ainda, o que deve ser feito para regularizar o registro. 

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.