MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Brasil pode aumentar importação de fertilizantes de países árabes; saiba mais

Ministra da Agricultura participou de uma reunião nesta quinta (10) para discutir a importação de fertilizantes de países árabes. Confira

Ministra da agricultura discutiu a importação de fertilizantes de países árabes.
Ministra da agricultura discutiu a importação de fertilizantes de países árabes. - Shutterstock

REDAÇÃO | [email protected]
Publicado em 10/03/2022, às 20h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Brasil pode aumentar a importação de fertilizantes de países árabes, por conta da redução de exportações de Rússia e Bielorusia. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, se reuniu com representantes da região nesta quinta-feira (10) para iniciar o que chamou de “diplomacia dos insumos”.

A ministra informou ainda que pretende conversar com empresas e cooperativas do setor agropecuário sobre o interesse em aumentar a compra de fertilizantes de países árabes. Tereza destacou que é importante mostrar a capacidade dos países árabes para que as empresas brasileiras possam se interessar pelo suprimentos.

O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi, informou que a entidade também trabalhará para aproximar as empresas árabes dos produtores brasileiros. De acordo com Osmar, os países árabes são importantes fornecedores de fertilizantes para o agronegócio brasileiro, além de o Brasil ser fundamental para os países árabes em termos de segurança alimentar.

+++Ampliação do auxílio-gás em 2022? Veja quem será beneficiado

Países árabes são potências na exportação de fertilizantes

Os países árabes são os principais exportadores mundiais de fertilizantes, seguidos por Rússia, China, Canadá e Estados Unidos. O Brasil é o principal destino das exportações de fertilizantes árabes, seguido principalmente pela Índia, Estados Unidos, Tailândia, Turquia e Argentina. 

De acordo com a Câmara de Comércio Árabe do Brasil, os países árabes no total fornecem 26% dos fertilizantes ao Brasil. Entre os principais fornecedores do bloco estão Marrocos, Catar, Arábia Saudita, Egito, Omã e Argélia.

O Brasil importa mais de 85% de seus fertilizantes agrícolas e responde por 95% do consumo de potássio. O governo informou que está trabalhando na logística de importação de fertilizantes. A ministra disse que foram identificados “gargalos nos portos brasileiros e estão estudando como resolver no curto prazo”.

Neste momento da guerra da Rússia contra a Ucrânia, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Bastos, disse que o Brasil precisa diversificar as origens de suas importações de fertilizantes para se preparar para a próxima safra. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.