MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Auxílio emergencial: PF inicia nova fase da investigação de fraudes no programa

Os suspeitos por fraude no Auxílio Emergencial podem responder pelo crime de estelionato agravado, cuja pena máxima é de seis anos e meio de reclusão

Veja como denunciar fraude no Auxílio Emergencial
Veja como denunciar fraude no Auxílio Emergencial - Agência Brasil

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 31/05/2022, às 20h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma nova fase da operação ‘Usurpador 3’, que investiga fraudes no Auxílio Emergencial foi deflagrada nesta terça-feira (31) pela Polícia Federal. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Limeira (SP), contra um grupo de pessoas suspeitas de fraudar o benefício. O programa foi criado pelo governo federal para reduzir o impacto econômico da pandemia nas famílias mais vulneráveis.

No cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam máquinas de pagamento, celulares e HDs, além de materiais que servirão para aprofundar a análise de dados para aprofundar as investigações. Os suspeitos podem responder pelo crime de estelionato agravado, cuja pena máxima é de seis anos e meio de reclusão.

As ações são parte da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial, da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a Caixa, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União. O objetivo é identificar a ocorrência de fraudes massivas e desarticular a atuação de organizações criminosas.

Após cruzamento de dados de diversas fontes e sistemas, a investigação começou com um esforço analítico da Base Nacional de Fraudes em Auxílio Emergencial (BINFAE). As vítimas viviam em diferentes partes do país e seus nomes e dados pessoais foram utilizados indevidamente. Pelo menos 20 pessoas foram confirmadas como atingidas.

+++Senacon notifica Apple sobre segurança dos AirPods; empresa deve esclarecer riscos

Veja como denunciar fraude no Auxílio Emergencial

Para consultar se seus dados estão sendo utilizados indevidamente por terceiros pelo Auxílio Emergencial, o cidadão precisa consultar no site da Dataprev e conferir se alguém solicitou o pagamento do seu benefício para o seu CPF.

Após a confirmação da infração, o usuário precisa se dirigir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) e apresentar contestação, informando sobre o uso fraudulento de dados do Auxílio Emergencial. O portal do governo federal possui uma página específica com o passo a passo para denunciar um crime. Acesse aqui!

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.