MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aumento da Selic provoca maior rentabilidade da poupança e FGTS? Saiba como isso te afeta

O Banco Central, por meio do Copom, elevou a taxa básica de juros, a Selic, de 9,25% para 10,75% ao ano

Aumento da Selic provoca maior rentabilidade da poupança e FGTS? Saiba como isso te afeta
Aumento da Selic provoca maior rentabilidade da poupança e FGTS? Saiba como isso te afeta - Agência Brasil

Victor Meira - [email protected]
Publicado em 03/02/2022, às 12h16 - Atualizado em 17/03/2022, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Selic é a taxa básica de juros e tem a função de regular diversas operações financeiras. Com isso, qualquer alteração nela promove diversas modificações nos cálculos que podem encarecer o crédito, mas pode aumentar a rentabilidade dos investimentos em renda fixa. 

Na última quarta-feira (17), o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic, juros básicos da economia, de 10,75% para 11,75% ao ano. A medida foi tomada para diminuir a inflação no Brasil. 

Como essa notícia afeta o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a poupança? O JC Concursos irá te explicar como essa operação pode mudar o rendimento do seu dinheiro.

Vamos iniciar apresentando o conceito de Taxa Referencial (TR). Essa taxa é um indexador utilizado pelo Bacen para corrigir as aplicações da caderneta de poupança, das prestações dos empréstimos do Sistema Financeiro da Habitação e do FGTS

A TR é calculada pelo BC a partir dos juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN), que variam conforme a Selic. Deste modo, quanto maior for a Selic maior será a Taxa Referencial. 

FGTS

O FGTS tem uma correção no saldo de TR mais 3%. Portanto, em um cálculo simples, a correção tende a subir a quase 4%. 

O diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional de Executivos (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, reforça que a estimativa do mercado financeiro é que a TR fique em torno de 0,05%. 

Ele utiliza julho de 2017, mês em que a Selic operava em 9,25% ao ano, como referência para calcular a nova TR. Na época, a Taxa Referencial chegou ao patamar de 0,0623%.

Em janeiro, a taxa referencial variou de 0,0231% a 0,1436% ao mês.

Poupança

Assim como o FGTS é alterado com um aumento na taxa básica de juros, a poupança também sofre algumas modificações, principalmente quando a Selic ultrapassa os 8,5%.

Segundo a legislação, quando a taxa Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano, a remuneração dos depósitos de poupança é composta pela TR mais 70% da taxa Selic mensalizada. Por outro lado, quando ela fica acima de 8,5%, a poupança rende TR mais 0,5% ao mês.

Com o aumento da Selic ontem, a caderneta de poupança seguirá com o retorno travado em 6,17% ao ano + TR (Taxa Referencial), mas ainda perdendo para a inflação e outras aplicações.

Quando a taxa básica de juros atinge um patamar alto, a tendência é de que os consumidores aumentem os seus aportes para um fundo de renda fixa, dentre elas a poupança. Uma vez que estes fundos possuem um risco mais baixo e com juros mais altos atingem rendimentos maiores. 

Segundo a Anefac, a poupança ganha em rendimentos dos fundos de renda fixa, principalmente nas aplicações de baixo valor, porque há cobrança de taxas de administração mais altas. Nos investimentos em poupança, não há cobrança de taxa de administração.

“Assim, a caderneta de poupança vai continuar sendo uma excelente opção de investimento, principalmente sobre os fundos cujas taxas de administração sejam superiores a 1% ao ano”, explica a Anefac.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.