MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Atividade econômica cresce mais de 4% em 2021, mesmo com inflação alta

O IBC-Br, que avalia a atividade econômica, incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária

Atividade econômica cresce mais de 4% em 2021, mesmo com inflação alta
Atividade econômica cresce mais de 4% em 2021, mesmo com inflação alta - Freepik

Victor Meira - [email protected]
Publicado em 11/02/2022, às 12h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Banco Central (BC ou Bacen) divulgou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou crescimento acumulado do ano de 2021 de 4,5%. A taxa chegou a 139,73 pontos.  Os dados foram publicados na manhã desta sexta-feira (11).

O mês de dezembro apresentou alta de 0,33%. Na comparação com o mesmo período de 2020, o índice apresentou alta de 1,30%, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período). 

O IBC-Br é uma forma de avaliação da evolução da atividade econômica. Com esse dado, a equipe do BC estuda como decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está definida em 10,75% ao ano.

O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos. 

De acordo com o Bacen, o IBC-Br terminou o quarto trimestre do ano com variação positiva de 0,01% na comparação com o período compreendido entre julho e setembro, também considerando os dados dessazonalizados.

O resultado de 4,5% para o ano está abaixo da expectativa do governo, que projetou um crescimento do PIB de 5,1% em 2021. Conduto, o resultado dentro da previsão dos dados do PIB feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O que é IBC-Br?

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil (IBC-Br), divulgado desde março de 2010, tem como objetivo avaliar a evolução da atividade econômica do país e contribui para a elaboração de estratégia de política monetária. Trata-se de indicador de periodicidade mensal, que incorpora a variação do desempenho de diversos setores da economia.

O IBC-Br utiliza informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.