MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Até quando dinheiro esquecido no banco poderá ser sacado? Entenda!

Mais de 20 milhões de pessoas já consultaram se têm direito ao dinheiro esquecido no banco, que será disponibilizado para saque a partir de 7 de março de 2022; saiba se existe prazo limite para resgate

Dinheiro esquecido no banco: homem guarda notas de cinquenta e cem reais no bolso da calça
Dinheiro esquecido no banco: homem guarda notas de cinquenta e cem reais no bolso da calça - Divulgação

Mylena Lira | [email protected]
Publicado em 14/02/2022, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A consulta de dinheiro esquecido no banco foi liberada nesta terça-feira (14) pelo Banco Central e mais de 20 milhões de pessoas já conferiram se estão entre os felizardos. Quem quer saber se tem saldo a resgatar deve ficar atento para não acessar página errada e acabar com os dados expostos na internet, um prato cheio para os cibercriminosos. O único site oficial para consultar se ficou dinheiro esquecido no banco é o valoresareceber.bcb.gov.br. Mas existe prazo para sacar a grana?

Antes de responder a essa pergunta, é importante esclarecer que o procedimento de consulta mudou. Liberada inicialmente em 24 de janeiro, a checagem devia ser feita por meio do Registrato, sistema do Banco Central (BC). Porém, a alta demanda derrubou o site do BC e a consulta ficou suspensa até hoje, quando foi retomada por meio do Sistema Valores a Receber (SRV) do BC. Agora, o saque de dinheiro esquecido no banco exige cadastro prévio no Portal GOV.br. O JC Concursos explicou o passo a passo completo aqui.

Existem cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras esperando por seus donos. Os esquecidinhos que têm direito ao resgate podem respirar aliviados porque o BC anunciou que o dinheiro esquecido no banco vai ser liberado já no próximo mês. “No momento da consulta em valoresareceber.bcb.gov.br, o cidadão saberá se tem valor a receber [de instituições financeiras] e, caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 7 de março de 2022”, informou o Banco Central. Porém, nem todo mundo vai receber no mesmo dia.

consulta dinheiro esquecido no banco
Dados necessários para consultar dinheiro esquecido no banco

Dinheiro esquecido no banco? Saiba quando sacar!

Após confirmar a existência de saldo residual a sacar no portal valoresareceber.bcb.gov.br, o sistema vai informar uma data na qual o cidadão deverá acessar novamente o mesmo site, conferir o valor disponível para saque e pedir a transferência para sua conta bancária atual. É possível transferir via PIX.

As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento do benecifiário ou da criação da empresa, no caso de Pessoa Jurídica, seguindo o calendário estabelecido pelo Banco Central:

  • Antes de 1968: 7 a 11 de março de 2022;
  • Entre 1968 e 1983: 14 a 18 de março de 2022; e
  • Após 1983: 21 a 25 de março de 2022.

Caso não informe a chave PIX para transferência ao pedir o resgate do dinheiro esquecido no banco, a instituição financeira que escolhida entrará em contato para efetuar a transferência. Contudo, ela não vai pedir dados pessoais nem mesmo senhas.

Dinheiro esquecido no banco: repescagem 

Quem não acessar novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br no dia indicado pelo sistema, terá de entrar na fila da repescagem para receber o dinheiro esquecido no banco. Então, é importante ficar de olho na data agendada para receber a grana logo.

Caso o acesso ao site não seja possível no dia e horário definido, o interessado deverá entrar no valoresareceber.bcb.gov.br no sábado da repescagem, conforme a data de nascimento ou criação da PJ:

  • Antes de 1968: repescagem em 12 de março de 2022;
  • Entre 1968 e 1983: repescagem em 19/3; e
  • Após 1983: repescagem em 26/3.

A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

Prazo final para sacar dinheiro esquecido no banco

Não existe um prazo limite para o saque. Ao perder a chance da repescagem, o cidadão poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022. O dinheiro esquecido no banco não vai sumir ou deixar de ser pago, sempre ficará disponível ao titular.

“O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”, informou em nota o Banco Central.

++++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.