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Aprenda a consultar restituição do IRPF 2022 pela plataforma Gov.br

Além de realizar consulta da restituição do IRPF 2022, pela plataforma Gov.br os cidadãos podem acessar 4,9 mil serviços. Veja como verificar sua situação

Celular aberto com o site da Receita Federal
Celular aberto com o site da Receita Federal - Agência Brasil - Restituição do IRPF 2022

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 20/07/2022, às 17h48

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A consulta à restituição do IRPF 2022 ainda não foi liberada pela Receita Federal e falta quase uma semana para o pagamento do terceiro lote. Além do portal da Receita, o contribuinte também pode realizar verificar a situação da declaração e o cronograma de liberação dos valores por meio da plataforma Gov.Br. 

O terceiro lote da restituição será pago no dia 29 de julho, o último pagamento acontecerá em setembro. A data para a consulta ainda não foi divulgada pela Receita, mas ela deve acontecer nesta sexta-feira (22), já que, tradicionalmente, é liberada uma semana antes do pagamento. 

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Saiba como consultar na plataforma do governo 

Para realizar a consulta pela plataforma Gov.br, os contribuintes podem conferir a situação da declaração por meio deste link! Logo após, ao entrar na página, devem clicar no botão "Iniciar", e depois inserir os dados e avançar. Os cidadãos também podem realizar outros serviços digitais na mesma plataforma por meio da opção "Serviços" no menu do site.

Consulta também pode ser realizada pelo portal da Receita 

Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta  e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC. 

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

Tem direito e não recebeu no segundo lote?

Para aqueles que estavam na lista de contemplados e não receberam no segundo lote, devem entrar em contato com o Banco do Brasil para solicitar o reagendamento do pagamento, que pode ser feio por meio do site ou pelo aplicativo. 

Outra maneira é pela central de atendimento, pelo telefone 4004-0001 para quem mora em capitais, mas 0800-729-0001 para as demais localidades. O 0800-729-0088, é exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

 Calendário da restituição 

  • 1º lote: 31 de maio de 2022 (já pago)
  • 2º lote: 30 de junho de 2022 (já pago) 
  • 3º lote: 29 de julho de 2022
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022

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