MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ao tomar posse, novo presidente da Petrobras defende prática de preço de mercado

Durante cerimônia de posse realizada na sede da estatal no Rio de Janeiro, o presidente da Petrobras defendeu manutenção da prática de preço de mercado

Presidente da Petrobras defende prática de preço de mercado
Presidente da Petrobras defende prática de preço de mercado - Ministério de Minas e Energia

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 14/04/2022, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O químico industrial José Mauro Ferreira Coelho, tomou posse como novo presidente da Petrobras, na tarde desta quinta-feira (14) em cerimônia transmitida online, na sede da empresa, no Centro do Rio de Janeiro. Coelho defendeu a prática de preço de mercado de combustíveis no Brasil. 

De acordo com o novo presidente, foi graças a esse modelo de gestão que a estatal conseguiu diminuir sua dívida para menos de R$ 60 bilhões. Uma redução que abre espaço para mais investimentos. A Petrobras é responsável pela maior parte da produção de petróleo e gás no país, com uma produção de aproximadamente 2,1 milhões de barris de petróleo por dia, o que representa 72% da produção nacional, além de responder pela produção bruta de 98 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. 

+++ Conheça o novo presidente da Petrobras que toma posse hoje

Novo presidente da Petrobras  defende prática de preço de mercado; Entenda 

“A prática de preços de mercado é condição necessária para a criação de um ambiente de negócios competitivo para a atração de investimentos, para a atração de novos agentes econômicos no setor, para a expansão da infraestrutura do país e para a garantia do abastecimento. Tal cenário leva ao aumento da concorrência, com benefícios para o consumidor”, defendeu o novo presidente. 

Ele ainda defende que o país é o sétimo maior produtor de petróleo do mundo e tem a estimativa de atingir o quinto lugar em até 2030. Coelho também lembrou que, mesmo o Brasil sendo autossuficiente e exportador de petróleo, continua precisando importar os combustíveis, além do gás de cozinha. “Isso impõe aos agentes de mercado e ao governo federal grandes desafios para a garantia do abastecimento”.

Conheça José Mauro Coelho, o novo presidente da Petrobras 

Com a indicação do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), José Mauro Coelho já foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. 

O químico industrial se formou pela Faculdade Reunidas Professor Nuno Lisboa, possui especialização em  Ciências dos Materiais pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Coelho também tem passagem pelo Exército. Chegou a ser oficial de Artilharia entre os anos de 1983 e 1991. Logo após, ingressou no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), onde permaneceu até 1992. Atuou como pesquisador da área de Engenharia de Materiais no Instituto Militar de Engenharia IME de 1993 a 1995. 

O presidente da Petrobras, até o ano de 2007, foi professor do curso de graduação e pós-graduação em universidades públicas e privadas e em disciplinas que são relacionadas ao setor de petróleo e gás natural. Já em 2007, ingressou na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lugar no qual fez carreira até 2020 e chegou ao cargo de diretor. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.