MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Anvisa suspende uso de agrotóxico bastante usado por agricultores brasileiros; veja qual

A Anvisa iniciou uma reavaliação do produto suspenso em 2019. No Brasil, os registros de agrotóxicos não têm prazo de validade. Veja consequências do uso

A medida da Anvisa impede a importação, produção, distribuição e comercialização do agrotóxico
A medida da Anvisa impede a importação, produção, distribuição e comercialização do agrotóxico - Divulgação

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 22/06/2022, às 18h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A utilização de um agrotóxico bastante usado por agricultores brasileiros no combate a fungos que atacam plantações de feijão, arroz, soja e de outras culturas agrícolas foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida impede a importação, produção, distribuição e comercialização do carbendazim.

Segundo a agência, a suspensão deve durar até que o processo de reavaliação toxicológica do produto seja concluído. A decisão foi tomada depois que a Diretora Meiruze Freitas apresentou voto em reunião extraordinária da diretoria do colegiado da Anvisa e foi aprovada pela maioria dos membros.

A Anvisa iniciou uma reavaliação do carbendazim em 2019. No Brasil, os registros de agrotóxicos não têm prazo de validade, e a última avaliação desse fungicida foi realizada há cerca de 20 anos. Desde então, novas pesquisas apontaram para sérios problemas relacionados ao manuseio e ingestão do produto.

+++MPF recomenda que hospital de SC faça aborto em menina vítima de estupro

Carbendazim está entre os 20 agrotóxicos mais usados no país, segundo Anvisa

No início deste ano, um relatório elaborado por técnicos da Anvisa foi apresentado em reunião de diretoria e propunha a proibição do carbendazim. De acordo com o documento, o carbendazim tem aspectos toxicológicos documentados que impossibilitam o estabelecimento de limites de dose seguros para exposição humana.

Entre os aspectos listados pelo técnico estão que os agrotóxicos podem causar câncer, prejudicar a reprodução humana e afetar o desenvolvimento.Na época, um pedido de vista coletivo adiou a análise do caso, que foi retomada na terça-feira.

Em seu voto, a diretora Meiruze Freitas invocou o direito geral de assistência previsto na Lei 9.782/1999. A medida entra em vigor a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a Anvisa, o carbendazim está entre os 20 agrotóxicos mais usados do Brasil.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.