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ANTT dispensa renovação do RNTRC, documento dos transportadores de carga; entenda

A medida passa a valer a partir desta quinta (1º). O RNTRC é o registo nacional e obrigatório para todos os que trabalham no setor do transporte rodoviário de mercadorias

Documento é utilizado para mapear capacidade do transporte de cargas no país
Documento é utilizado para mapear capacidade do transporte de cargas no país - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

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Publicado em 31/08/2022, às 18h53

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Os transportadores de carga não vão precisar atualizar a validade do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). A medida passa a valer a partir desta quinta-feira (1º), conforme resolução emitida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em junho sobre o documento que autoriza o transporte de cargas.

A renovação foi dispensada porque o cadastro do registro ainda não tem validade definida. O RNTRC é o registo nacional e obrigatório para todos os que trabalham no setor do transporte rodoviário de mercadorias, sejam transportadores, cooperativas ou profissionais independentes.

Segundo a ANTT, transportadores que estejam com o registro ativo e com data de vencimento até 31 de agosto de 2022 “estão aptos a realizar a operação de transporte”.

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 RNTRC é utilizado para mapear capacidade do transporte de cargas no país

Segundo a ANTT, a RNTRC visa aumentar a capacidade de carga do país e, assim, organizar o setor. O registro é composto por todos os tipos de veículos prontos para transportar qualquer tipo de carga. “Ou seja, além de incluídos caminhões, também são contabilizados furgões, kombis, caminhonetes, reboques e semi-reboques”, acrescenta.

De acordo com a plataforma RNTRC, em 31 de julho de 2022, o Brasil tinha 887.271 cadastrados como Transportadores Autônomos de Cargas (TAC), 283.393 como Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC) e 544 cadastros como Cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas (CTC).

A ANTT também informou que o Brasil possui 2.603.878 veículos com capacidade de carga. Destes, 219.178 são do tipo caminhão leve (3,5 toneladas (T) a 7,99 T); 613.415 são do tipo caminhão simples (8T a 29T); 640.610 são caminhões trator; e 1.101 são do tipo caminhão trator especial. Os demais veículos variam entre caminhoneta e caminhonetes, entre outros. A idade média da frota no geral é 14,46 anos.

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