Medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) valerá apenas para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Saiba como decisão impacta no valor da conta de luz
MYLENA LIRA | [email protected]
Publicado em 29/05/2022, às 12h42
Pelo segundo mês seguido, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde aos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Portanto, a bandeira vermelha de Escassez Hídrica, aplicada desde 2021 aos brasileiros, que reflete no custo de até R$ 14,20 superior a cada 100 kWh consumidos, valerá apenas para algumas partes dos estados da Região Norte e do Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Isso porque essas regiões não fazem parte do SIN.
A conta de luz ficou mais cara também porque as pessoas têm passado mais tempo em casa por conta da mudança de hábitos impulsinada pela pandemia da Covid-19, que colocou muitos trabalhadores em home office. Para ajudar no uso racional de energia, o JC Concursos lista os 7 maiores vilões da conta de luz. Assim, é possível identificar onde é preciso economizar mais para evitar suspresas negativas na hora que chegar a fatura em casa.
Segundo levantamento feito pela Plataforma Clima e Consumo do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a pedido do portal G1, os equipamentos que mais consomem energia. Confira os quatro principais:
+Veja sanções para quem não declarar o imposto de renda 2022; prazo acaba terça (31)
LEIA TAMBÉM
Algumas atitudes simples podem ajudar a diminuir a conta de luz. Entre elas:
+Auxílio Brasil volta a ser pago nesta segunda (30); confira quem recebe
Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta de luz não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre um acréscimos, que variam de R$ 1,874 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumido a 9,492 por 100 kWh.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no site JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.