MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Alerta de Enchentes: 4 cuidados para quem mora em zona de risco

Alerta de enchentes em diversas cidades no Brasil assusta muitas famílias. Veja cuidados fundamentais para evitar mais prejuízos durante chuvas e tempestades

Alerta de Enchentes: 4 cuidados para quem mora em zona de risco
Alerta de Enchentes: 4 cuidados para quem mora em zona de risco - Divulgação Governo SP

Victor Meira - [email protected]
Publicado em 31/01/2022, às 10h29 - Atualizado às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O último final de semana foi de caos para os moradores das regiões de risco na Região Metropolitana de São Paulo. A chuva forte provocou a morte de dezenas de pessoas após deslizamentos de terra em diversos pontos do estado. Além disso, houve transbordamento de rios e causaram alerta de enchentes distribuídas em toda Grande São Paulo.

Mesmo com todo esse transtorno, a tendência é continuar com este tempo durante essa semana, conforme indica a previsão da Climatempo. A empresa meteorológica diz que a Grande São Paulo terá um "início de semana com pancadas que ainda podem ser fortes e volumosas", sendo que "não se descarta a possibilidade de novos alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos".

+Saque calamidade do FGTS: vítimas de enchentes podem sacar até R$ 6,2 mil

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os bairros de São Paulo que registraram o maior índice pluviométrico foram Itaim Paulista (82,2 mm), Perus (74,8 mm) e Butantã (73,6 mm). No ABC Paulista, Vila Maria, São Miguel Paulista, Campo Limpo e em outras áreas da região metropolitana, os acumulados passaram dos 50 mm.

Com a manutenção das chuvas, o Cemaden relata que ainda há o alto risco de novos eventos geo-hidrológicos (deslizamentos de terra)

"Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa no Vale do Ribeira, Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo, devido à previsão meteorológica de altos acumulados de chuva, bem como à precipitação já acumulada em até 48 horas, que podem ser suficientes para deflagrar deslizamentos de terra induzidos, mas não se descartando também a possibilidade de deslizamentos em encostas naturais", explica o relatório do centro de monitoramento publicado neste domingo.

Mora próximo de locais com risco de alagamento? Caso a resposta seja afirmativa, o JC Concursos elaborou um pequeno guia com cinco cuidados para se proteger das enchentes em São Paulo.

1 -  Alerta de Enchentes: atenção a previsão de chuva

A nossa primeira dica é acompanhar a previsão de chuva. Atualmente, não precisamos esperar o bloco da previsão do tempo em jornais televisivos ou rádio. Basta apenas entrar nos principais sites de meteorologia, como Climatempo ou CPTEC, para visualizar a quantidade de chuvas previstas nos próximos dias. Além disso, o próprio Google indica a previsão do tempo.

Com essas informações em mãos, você consegue se antecipar aos cuidados sobre seus bens materiais e pertences.

2 - Ajude a comunidade local

A impermeabilidade do asfalto beneficia o acúmulo de água e, consequentemente, a enchente. Mas o grande vilão mesmo são os lixos, resíduos ou objetivos deixados próximos de bueiros. Eles interrompem a circulação de água nas passagens de água e provocam o alagamento na rua.

Dessa forma, faça um mutirão com trabalho voluntário em sua região para ter certeza que a infraestrutura local poderá escoar a água. 

3 - Antecipe-se sobre os temporais

Talvez essa é a nossa principal dica, planeje as suas ações antes da chegada dos temporais. Prepare a sua casa, se morar em área de risco, para receber uma enchente. 

Faça pequenos diques de contenção na entrada da sua residência para impedir o avanço da água. Coloque os móveis e eletrônicos na parte mais alta da sua casa para evitar curto circuito e não estragá-los.

4 - Proteja e priorize a sua família

Apesar da dica ser a principal, essa daqui é a mais importante de todas. Proteja e priorize a segurança da sua família. Ao notar qualquer anormalidade, como trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo; trincas novas nos pisos ou nas paredes das casas, ou muros estufados; inclinação de árvores, postes, cercas ou muros; saia de casa imediatamente e procure ajuda da Defesa Civil e Bombeiros pelo telefone 193. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.