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Concurso IPASSP Santa Maria (RS) 2020

Orgão: IPASSP Santa Maria
Nº vagas:22
Taxa de inscrição: De R$ 80,00 Até R$ 110,00
Cargos: Analista, Contador, Tesoureiro
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1673,00 Até R$ 2906,00
Organizadora: Objetiva Concursos
Estados com Vagas: RS
Cidades: Santa Maria - RS

Agenda

Abertura das inscrições12/02/2020
Encerramento das inscrições10/03/2020
Prova05/04/2020

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 13/02/2020, às 13h51 - Atualizado em 06/04/2020, às 18h00


O edital do concurso IPASSP de Santa Maria (Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria), no Estado do Rio Grande do Sul (RS), oferece 22 vagas, além de formação de cadastro reserva (CR).

As inscrições serão recebidas até as 12h do dia 10 de março de 2020. A ficha cadastral está disponível no site da banca organizadora do processo de seleção, que é www.objetivas.com.br. As taxas custam R$ 80 (ensino médio) e R$ 110 (nível superior).

Todos os inscritos no concurso IPASSP de Santa Maria serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Informações complementares

Distribuição das vagas

Candidatos que têm o ensino médio podem disputar as funções de agente administrativo (12 vagas + CR), agente de processamento II (2 + CR) e tesoureiro (1 + CR). Os salários iniciais são de R$ 1.673,28 para os dois primeiros empregos e R$ 2.201,63 para o último posto.

Quem tem o nível superior pode se inscrever para os cargos de analista de sistemas (1 + CR), analista jurídico (2 + CR), arquivista (1 + CR), contador (2 + CR) e economista (1 + CR). A remuneração é de R$ 2.906,12.

Atribuições de alguns cargos

Agente administrativo: Redigir e revisar qualquer modalidade de expediente administrativo; executar trabalhos que envolvam a interpretação e aplicação das leis e normas administrativas, executar e orientar a execução de quaisquer tarefas administrativas. - Colaborar na implantação e acompanhamento de programas; - Auxiliar na realização de estudos de viabilidade econômica;- Receber, registrar e distribuir os documentos para arquivo;- Classificar, organizar e descrever documentos;- Controlar a movimentação dos documentos;- Executar tarefas necessárias à guarda e conservação de documentos;- Prestar informações sobre os documentos arquivados;- Auxiliar na organização e manutenção de documentação sobre assuntos econômicos;- Coletar informações necessárias ao estudo da situação vigente;- Colaborar na análise e avaliação da situação vigente quanto a recursos disponíveis e rotinas;- Auxiliar na elaboração de regulamentos e regimentos;- Redigir ordens de serviço, circulares, atas e outros documentos;- Examinar processos;- Redigir pareceres e informações;- Redigir expedientes administrativos tais como: memorandos, cartas, ofícios, relatórios;- Revisar, quanto ao aspecto redacional, ordens de serviço, instruções, exposições de motivos, projetos de Lei, minutas de decretos e outros;- Realizar e conferir cálculos relativos a lançamentos, alterações de tributos, avaliação de imóveis e vantagens financeiras e descontos determinados por Lei;- Fazer revisão de qualquer modalidade de expediente administrativo;- Orientar a organização de fichários e arquivos, bem como a execução de quaisquer tarefas administrativas;- Analisar problemas administrativos que exijam a interpretação de Leis e regulamentos;- Programar a execução de serviços e distribuir tarefas;- Participar da elaboração de estudos que visem à racionalização de rotinas;- Realizar ou orientar coleta de preços de materiais que possam ser adquiridos sem concorrência;- Efetuar ou orientar o recebimento, conferência, armazenagem e conservação de materiais e outros suprimentos;- Manter atualizados os registros de estoques;- Fazer ou orientar levantamentos de bens patrimoniais;- Eventualmente, realizar trabalhos datilográficos;- Efetuar diligências;- Informar expedientes;- Apresentar sugestões que visem o aperfeiçoamento dos serviços prestados;- Colaborar no estudo de fenômenos econômicos, gerais e específicos, de interesse da Prefeitura Municipal;- Auxiliar na elaboração da proposta orçamentária;- Auxiliar na preparação do planejamento e participar da execução dos programas de treinamento para a Prefeitura Municipal;- Auxiliar no desenvolvimento de programas de segurança;- Fazer levantamentos estatísticos na área de segurança, sob orientação do superior imediato;- Confeccionar cartazes e avisos sobre prevenção de acidentes;- Participar como instrutor em programas de treinamento sobre segurança no trabalho;- Apresentar relatório das atividades efetuadas;- Efetuar pagamentos e recebimentos em cheque ou dinheiro designado, conferindo valores e assinaturas;- Autenticar comprovantes de recebimentos e pagamentos;- Aprovar os totais dos recebimentos e pagamentos efetuados e encaminhar os documentos ao superior imediato;- Executar outras tarefas relativas a sua área de competência.

Agente de processamento II: Operar o computador e monitorar o desempenho dos sistemas por meio de um console e de terminais "on-line"; assegurar-se de que dados de "INPUT" e de arquivos entram na ordem estabelecida, a fim de manter os esquemas de produção; monitorar mensagens do console e reagir de acordo com as instruções dos sistemas de "software" ou programas de aplicações; observar as operações dos sistemas e determinar se os programas estão ou não sendo operados corretamente. - Executar procedimentos exigidos para "back-ups" do sistema, inclusive cópia de arquivos do sistema, pontos de checagem;- Manter-se atualizado quanto à operação e padronizações de operação;- Dirigir as atividades dos digitadores a fim de assegurar respostas precisas às contínuas necessidades do serviço;- Manter os esquemas de produção para o trabalho processado pelo computador; - Otimizar a carga do computador de acordo com o "Software" de configuração do sistema e com trabalho disponível dentro de um determinado período de tempo;- Identificar defeitos do sistema e iniciar ação corretiva a fim de manter prazos e assegurar a integridade dos arquivos de produção e de "output";- Inicializar o computador com necessários sistemas de "Software"; - Supervisionar a entrada de "imput" de dados e a remoção de "outputs" de acordo com as exigências do sistema de aplicações;- Observar o andamento de operações e analisar o desempenho a fim de identificar problemas;- Iniciar ações corretivas, quando necessárias, sempre dentro de sua competência e autoridade;- Interpretar as mensagens do console para o sistema de "Software", ou programas de aplicações e executar as tarefas necessárias;- Operar os equipamentos eletrônicos, executando os trabalhos determinados em especificações;- Alimentar o computador e seus periféricos;- Preparar o equipamento periférico para operação do computador;- Assegurar-se de que todas as informações necessárias ao seu trabalho sejam bem definidas nas especificações;- Manter e organizar os arquivos em discos e fitas;- Conhecer todas as programações e serviços executados pelo equipamento que opera;- Respeitar os cronogramas de atendimento ao usuário;- Analisar possíveis problemas tomando medidas para corrigi-los ou procurar auxílio junto ao analista responsável;- Manter e organizar as cópias de segurança, sob orientação superior;- Operar e contribuir na manutenção do Sistema de Informações Municipais, após treinamento especializado; entre outras.

Tesoureiro: Receber e guardar valores; efetuar pagamentos; fornecer numerários; emitir e endossar cheques para pagamentos, efetuando a quitação de duplicatas, carnês e notas fiscais; - Receber e pagar em moeda corrente;- Receber, guardar e entregar valores; - Efetuar, nos prazos legais, os recolhimentos devidos, prestando contas do realizado;- Efetuar selagem e autenticação mecânica;- Fornecer numerário para pagamento;- Conferir o numerário recebido nos bancos;- Providenciar o depósito de cheques;- Elaborar balancetes e demonstrativos do trabalho realizado e importâncias recebidas e pagas;- Manter arquivo de documentos;- Zelar pela segurança de títulos e valores;- Receber e conferir mapas de arrecadação das unidades arrecadadoras;- Movimentar fundos sob orientação superior;- Conferir e rubricar livros;- Informar, dar pareceres e encaminhar processos relativos à competência da tesouraria;- Executar serviços de contabilização e preparar comprovantes relativos às operações de tesouraria;- Endossar cheques e assinar conhecimentos e demais documentos relativos ao movimento de valores;- Preencher cheques bancários;- Informar a disponibilidade financeira;- Executar outras tarefas correlatas.

Conteúdo programático parcial

Comum a todos os cargos

  • Português: 1) Compreensão, interpretação, estruturação e articulação de textos; significado contextual de palavras e expressões; vocabulário. 2) Ortografia e acentuação. 3) Classes, formação e emprego das palavras. 4) Significação das palavras: sinônimas, antônimas e homônimas. 5) Colocação pronominal. 6) A oração e seus termos. 7) O período e sua construção: coordenação e subordinação. 8) Flexão nominal e verbal. 9) Emprego de tempos, modos e vozes verbais. 10) Concordância nominal e verbal. 11) Regência nominal e verbal. 12) Ocorrência de crase. 13) O uso dos porquês. 14) Pontuação. 15) Figuras de estilo e vícios de linguagem.
  • Informática: 1) Informática em Geral: conceitos. 2) Periféricos de um Computador. 3) Hardware. 4) Software. 5) Utilização e configurações básicas do Sistema Operacional Windows 8 e 10. 6) Instalação, configuração e utilização: Word 2010, Excel 2010, Outlook 2010 e PowerPoint 2010 e suas respectivas versões posteriores. 7) Noções de segurança para Internet. 8) Noções básicas de navegação na Internet (Internet Explorer 11, Mozilla Firefox 61 e Google Chrome 74 e suas respectivas versões posteriores). 9) Configuração e utilização de Impressoras. Referências Bibliográficas: - CERT.BR. Cartilha de Segurança para Internet. Disponível em <http://cartilha.cert.br/>. - GOOGLE CHROME. Ajuda do Google Chrome (Ajuda integrada e on-line). - MICROSOFT CORPORATION. Ajuda integrada e on-line: Windows 8 e 10, Internet Explorer, Microsoft Outlook, Microsoft Excel, Microsoft Word e Microsoft PowerPoint. - MOZILLA FIREFOX. Ajuda do Firefox (Ajuda integrada e on-line). - Publicações e legislações que contemplem os conteúdos listados.

Concurso IPASSP de Santa Maria: dica de estudo

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso IPASSP de Santa Maria nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Edital e Anexos


Abertura (13/02/2020) Edital nº 001/2020

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso IPASSP Santa Maria (RS) 2020


Concurso IPASSP de Santa Maria: sede do órgão - Google Street View

Concurso IPASSP de Santa Maria RS oferece 22 vagas

Patricia Lavezzo | [email protected] | Publicado em 13/02/2020, às 13h59


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Sobre IPASSP Santa Maria

O Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria – IPASSP-SM foi criado através da Lei Municipal Nº 4483/2001 em atendimento às novas regras trazidas pela Reforma Previdenciária (Emenda Constitucional Nº 20/1998 e Lei Federal Nº 9717/98) e como resposta a reivindicações da categoria dos servidores públicos municipais.

O IPASSP-SM consiste numa entidade pública da administração indireta, constituída em forma de autarquia, com personalidade jurídica de direito público interno, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira.

Essa entidade pública tem como atividade-fim a gestão de dois sistemas com fundos próprios e distintos: (1) o Fundo de Previdência Social, que assegura benefícios aos servidores públicos municipais efetivos de Santa Maria sujeitos ao regime estatutário; e (2) o Fundo da Assistência à Saúde, que assegura benefícios aos servidores estatutários e também aos sujeitos ao regime celetista.

Cabe ressaltar que a criação do Instituto está relacionada a três objetivos fundamentais à gerência desses dois sistemas: conquistar independência administrativa e financeira em relação aos órgãos da administração direta; reduzir ingerências impostas pelos ciclos políticos na gestão do patrimônio dos fundos; e evitar que o ente público cometa inadimplências que possam provocar a insolvência dos fundos.

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