Orgão: | PGE SC - Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina |
Nº vagas: | 61 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 80,00
Até R$ 110,00 |
Cargos: | Técnico,
Analista,
Contador |
Áreas de Atuação: | Judiciária / Jurídica,
Administrativa |
Escolaridade: | Não definido |
Faixa de salário: | De R$ 9142,40 Até R$ 12523,79 |
Organizadora: | Consulplan |
Estados com Vagas: | SC |
Abertura das inscrições | 03/10/2022 |
Encerramento das inscrições | 03/11/2022 |
Prova | 11/12/2022 |
Divulgação do Gabarito | 12/12/2022 |
Divulgação do Resultado | 12/01/2023 |
Redação
Publicado em 12/07/2022, às 09h19 - Atualizado em 13/01/2023, às 18h00
O mais recente concurso da PGE SC (Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina) para o quadro de servidores preencherá 61 vagas, além de formar cadastro reserva. O certame é organizado pelo Instituto Consulplan.
O cargo de técnico em informática (10 postos — salário de R$ 9.142,40) requer ensino médio e formação técnica.
As opções de nível superior são para administrador (3 — R$ 11.235,24), analista técnico administrativo (20 — R$ 11.235,24), contador (20 — R$ 11.235,24) e assistente jurídico (8 — R$ 12.523,79).
Os valores informados já incluem o auxílio-alimentação de R$ 264 por mês. Para todas as funções, o regime de trabalho é de 40 horas semanais.
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Administrador — 1 - Realizar estudos e pesquisas sobre atribuições de cargos e funções, a fim de possibilitar sua classificação e retribuição; 2 - Planejar e organizar a implantação de novos quadros funcionais; 3 - estudar e acompanhar novos sistemas de ascensão, progressão e avaliação de cargos; 4 - Realizar estudos sobre a criação, alteração e extinção de cargos e funções, bem como sobre a movimentação de pessoal; 5 - Realizar estudos, para elaboração de normas destinadas à padronização, simplificação, especificação compra, recebimento, guarda, estocagem, suprimento, alienação e inventários de material; 6 - Estudar e acompanhar o orçamento, sua execução físico-financeira; 7 - Acompanhar o desenvolvimento da técnica de planejamento administrativo e financeiro a fim de promover o seu aperfeiçoamento; 8 - Estudar e acompanhar o exame crítico da conjuntura econômico-financeira a fim de adequar a ela a produtividade das fontes de receitas; 9 - elaborar normas e manuais, visando a uniformização das atividades administrativas; 10 - Desenvolver projetos, objetivando racionalizar e informatizar as rotinas e procedimentos; 11 - Desenvolver estudos visando a implantação e/ou aprimoramento dos sistemas administrativos; 12 - Elaborar fluxogramas, organogramas e demais esquemas ou gráficos das informações do sistema; 13 - elaborar diretrizes para a organização e modernização das estruturas e procedimentos administrativos, objetivando aperfeiçoar a execução dos programas governamentais; 14 - estudar e analisar os programas e projetos, em harmonia com as diretrizes e políticas estabelecidas; 15 - Fornecer subsídios técnicos para elaboração de anteprojeto de leis e decretos relacionados a assuntos de sua área de competência; 16 - Fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de suas atividades; 17- emitir laudos e pareceres sobre assuntos de sua área de competência; e 18 - executar outras atividades compatíveis com o cargo.
Analista administrativo — 1 - Pesquisar dados e proceder a estudos comparados, visando projeções do serviço, bem como manter banco de dados específicas relativos ao setor de trabalho; 2 - Analisar atos e fatos técnicos e administrativos apresentando soluções e alternativas técnicas inerentes a sua área de atuação; 3 - Analisar, diagnosticar e avaliar os programas, projetos e ações inerentes a sua área de atuação; 4 - Propor normas de natureza técnica ou administrativa compatíveis com sua área de atuação; 5 - Manter atualizado material informativo de natureza técnica e administrativa, diretamente relacionada com as atividades desenvolvidas pelo setor onde desempenha suas funções; 6 - executar trabalhos de natureza técnica e administrativa pertinentes a sua formação, compatíveis com sua área de atuação; 7 - Acompanhar e avaliar o desempenho e a execução das políticas e diretrizes de seu órgão; 8 - Uniformizar o fluxo de trabalho, examinar e adotar soluções de racionalização e controle dos serviços; 9 - Prestar assessoria e/ou consultoria relativos a assuntos de sua área de atuação; 10 - Fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de suas atividades; 11 - emitir laudos e pareceres sobre assuntos de sua área de competência; 12 - executar outras atividades compatíveis com o cargo.
Técnico em informática — 1 - Auxiliar nos estudos, projetos, análises, perícias, avaliação, auditorias, pareceres, pesquisas, consultorias, laudos, arbitramento e relatórios técnicos relativos ao processamento eletrônico de dados; 2 - Participar no planejamento ou projetos, em geral, de sistemas que envolvam o processamento eletrônico de dados; 3 - Colaborar nos projetos e especificações de modelos de documentos, planilhas, relatórios, formulários e arquivos utilizados em processamento eletrônico de dados; 4 - Auxiliar no gerenciamento de arquivos utilizados em processamento eletrônico de dados; 5 - Colaborar na definição, estruturação, teste e simulação de programas e sistemas; 6 - Participar nos estudos de viabilidades técnicas e financeiras para, implantação de projetos e sistemas, assim como de máquinas e aparelhos envolvidos em processamento eletrônico de dados; 7 - Codificar dados e preparar serviços a serem executados em equipamentos de processamento eletrônico de dados, atividades estas que envolvem técnicas especiais de codificação e linguagem de serviços computadorizados; 8 - executar atividades relacionadas ao controle de qualidade dos serviços executados em equipamentos de processamento eletrônico de dados; e 9 - executar outras atividades compatíveis com o cargo.
Confira abaixo alguns dos temas comuns a todas as vagas:
Língua portuguesa — 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação Oficial do Governo do Estado de Santa Catarina); aspectos gerais da redação oficial; finalidade dos expedientes oficiais; adequação da linguagem ao tipo de documento; adequação do formato do texto ao gênero.
Raciocínio lógico-quantitativo — 1. entendimento da estrutura ló- gica de relações arbitrárias entre as pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 2. Dedução de novas relações em função de relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 3. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais; raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos e discriminação de elementos; problemas utilizando as operações fundamentais.
Legislação estadual e institucional — 1. Constituição do estado de Santa Catarina de 1989. 2. Lei estadual nº. 6.745/1985 - estatuto dos Servidores Públicos Civis do estado de Santa Catarina. 3. Lei Complementar estadual nº. 741/2019 - Dispõe sobre a estrutura organizacional básica e o modelo de gestão da Administração Pública estadual, no âmbito do Poder executivo, e estabelece outras providências. 4. Lei Complementar estadual nº. 317/2005 - Dispõe sobre a organização e o funcionamento da Procuradoria Geral do estado, o regime jurídico dos Procuradores do estado e estabelece outras providências. 5. Decreto estadual nº. 1.485/2018 - Aprova o Regimento Interno da Procuradoria-Geral do estado (PGe) e estabelece outras providências. 6. Lei estadual nº 18.302/2021 (Institui o Programa de Incentivo à Desjudicialização e ao Êxito Processual (PRODeX), no âmbito do Poder executivo). 7. Lei Complementar estadual nº 780, de 2021 (Cria a Câmara Administrativa de Gestão e Solução de Conflitos). 8. Lei Complementar Estadual nº. 491/2010 - Estatuto Jurídico Disciplinar no âmbito da Administração Direta e Indireta do Estado de Santa Catarina.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da PGE SC nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
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Redação | [email protected] | Publicado em 12/01/2023, às 00h23
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