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Concurso Câmara Potim (SP) 2021

Orgão: Câmara Municipal Potim
Nº vagas:4
Taxa de inscrição: De R$ 60,00 Até R$ 80,00
Cargos: Escriturário, Procurador, Agente, Diretor
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1321,00 Até R$ 4816,00
Organizadora: Vunesp
Estados com Vagas: SP
Cidades: Potim - SP

Agenda

Abertura das inscrições09/06/2021
Encerramento das inscrições08/07/2021

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 16/06/2021, às 13h31 - Atualizado em 09/07/2021, às 18h00


O edital do concurso da Câmara de Potim, localizada no Estado de São Paulo, visa ao provimento de quatro vagas do seu quadro de pessoal.

Informações complementares

Distribuição das vagas

Candidatos que têm o ensino médio podem disputar as funções de agente legislativo (1 vaga) e escriturário (1), cujos respectivos salários iniciais são de R$ 2.454,40 e R$ 1.321,59.

Para nível superior as chances são para os cargos de diretor geral (1) e procurador jurídico (1). As respectivas remunerações são de R$ 4.816,66 e R$ 4.334,99.

De acordo com o edital do concurso da Câmara de Potim, além dos vencimentos, a câmara ainda oferece os benefícios de vale-alimentação, no valor mensal de R$ 200, e vale-transporte.

Atribuições dos cargos

Agente legislativo: 01. Confeccionar as matérias oriundas dos Gabinetes da Presidência e dos Secretários, das Sessões Plenárias e das Comissões Técnicas Permanentes e/ou as que lhe forem distribuídas pelo Diretor Geral 02. Elaborar e digitar as Atas das Sessões Legislativas Ordinárias, Extraordinárias e Especiais da Câmara Municipal, bem como das reuniões ordinárias e extraordinárias das Comissões Técnicas Permanentes, das Comissões Especiais e de Investigação; 03. Proceder à elaboração de Certidões, Atestados, Declarações, Portarias, Atos, Comunicados, Ofícios, que lhe forem solicitados pelo Diretor Geral 04. Proceder à digitação dos textos dos Projetos de Leis Legislativos, de Resoluções e de Decretos Legislativos, em fase de redação final; 05. Protocolar a entrada e saída de correspondência e documentos; 06. Proceder à distribuição da correspondência oficial e documentos conforme o destinatário ou interessado para conhecimento ou despacho; 07. Manter sob sua guarda os processos contendo os papéis, documentos e proposições referidos no item anterior, permitindo o seu manuseio, vista, distribuição ou retirada, somente na forma regulamentar; 08. Manter atualizado o sistema de fichas individuais, contendo informações oficiais sobre o Prefeito, O Vice-Prefeito, os Vereadores e suas atividades legislativas; 09. Manter atualizado e operar o sistema de catalogação ou fichário que permita a rápida localização de quaisquer processos, documentos, inclusive informando sobre fases de tramitação em que se encontram; 10. Proceder à elaboração das Indicações, Requerimentos, Moções, solicitadas pelos Senhores Vereadores; 11. Proceder, sob a orientação do Diretor Geral da Câmara, a elaboração dos roteiros das Sessões Legislativas Ordinárias, Extraordinárias, Solenes e Especiais; 12. Encaminhar à Prefeitura Municipal, para as providências cabíveis, as matérias apreciadas nas Sessões Legislativas, destinadas ao Poder Executivo; 13. Preparar autógrafos de Leis, Resolução e Decretos Legislativos; Desempenhar outras atribuições que forem cometidas pelo Presidente ou pelo Diretor Geral, desde que compatíveis com suas atribuições e/ou aptidões.

Escriturário: 01. Confeccionar e digitar a correspondência epistolar oriunda dos Gabinetes da Presidência e dos Secretários, ou as que lhe forem distribuídas pelo Diretor Geral e/ou pelo Chefe de Gabinete da Presidência; 02. Auxiliar o Agente Legislativo na digitação das Indicações, Re querimentos e Moções, solicitadas pelos Senhores Vereadores; 03. Auxiliar o Agente Legislativo no arquivo de documentos diversos da Câmara Municipal; 04. Desempenhar suas atribuições e outras que lhe forem confiadas pelo Presidente e/ou pelo Diretor Geral, desde q ue compatíveis com suas atribuições; 05. Elaborar e manter atualizada a relação de móveis, máquinas e equipamentos que fazem parte do patrimônio da Câmara, bem como proceder ao chapeamento de todos os bens que compõe o Patrimônio da Câmara Municipal; 06. Proceder com a máxima cordialidade o atendimento dos senhores munícipes que procuram a Câmara Municipal, encaminhando os conforme o assunto pretendido; 07. Atender com a máxima cordialidade e presteza todas as chamadas telefônicas, completando as ligações com rapidez; 08. Completar as ligações solicitadas pelos Vereadores e Funcionários, fazendo anotação em livro próprio para controle, do número do aparelho chamado, do nome de quem pediu a ligação, do dia e da hora da chamada; 09. Receber prontamente, anunciar e encaminhar todos os visitantes; 10. Manter atualizado os números de telefones de autoridades Governamentais, Entidades e demais pessoas de interesse da Câmara e dos Vereadores nas esferas Federal, Estadual e Municipal; 11. Anotar por escrito, todos os recados e/ou informações a serem transmitidos para os Vereadores e funcionários chamados; Desempenhar outras atribuições que lhe forem cometidas pelo Presidente ou pelo Diretor Geral Legislativo, desde que compatíveis com suas atribuições e/ou aptidões.

Diretor Geral: 01. Dirigir e coordenar os serviços dos setores da Câmara, promovendo interlocução entre eles, de modo a dar vazão às diretrizes político administrativas estabelecidas pela Presidência da Câmara; 02. Corresponder se com outros órgãos públicos em assuntos pertinentes às diversas áreas da Câmara, quando a correspondência, por sua natureza, não exigir a assinatura do Presidente; 03. Aplicar penalidades disciplinares, com a prévia anuência do Presidente, de conformidade com o estabelecido na Lei Complementar nº 079, de 02 de janeiro de 2019 ou outra legislação municipal que venha a substitui-la; 04. Anualmente, ou quando se fizer necessário, apresentar relatórios dos trabalhos da Diretoria Geral; 05. Determinar a abertura de sindicâncias ou processos administrativos, com a prévia anuência do Presidente; 06. Realizar, por determinação do Presidente, os estudos necessários à solução de questões de ordem; 07. Assinar conjuntamente com o Presidente da Câmara, os cheques ou outro meio que venha a substituí-lo, para pagamento das despesas do Poder Legislativo; e 08. Atender pessoalmente ao Presidente, providenciando o necessário para dar-lhe as devidas condições de trabalho.

Procurador jurídico: 01. Exarar parecer jurídico ou prestar informações nos Processos Administrativos e Legislativos; 02. Dar assistência às Comissões, no que tange a elaboração de proposições sujeitas à apreciação do Plenário; 03. Representar a Câmara Municipal em Juízo ou fora dele; 04. Atender a consulta dos Vereadores sob interpretação de textos legais de interesse do Município, por intermédio de solicitação do Presidente; 05. Auxiliar na elaboração de Portarias, Atos, Editais, Avisos e demais similares, mediante determinação da Presidência; 06. Orientar os vereadores, sempre que necessário, acerca de dúvidas com relação às proposituras diversas, sujeitas à apreciação pelo Plenário da Casa; 07. Exercer quaisquer atividades compatíveis com as atribuições do Cargo; 08. Acompanhar e dar pareceres nos processos licitatórios, bem como, aqueles processos com dispensa de licitação; 09. Prestar assistência jurídica aos Setores Financeiro e Legislativo, inerentes aos questionamentos e pedidos de informações recebidos do Tribunal de Contas, Ministério Público e outros órgãos governamentais e auxiliar na elaboração de eventuais respostas; 10. Acompanhar os processos judiciais em que a Câmara Municipal figura como parte ou interessado, intervindo e prestando informações sempre que necessário; 11. Auxiliar na elaboração de Projetos de Lei, Projetos de Resolução, Projetos de Decretos Legislativos e Emendas diversas às proposituras de qualque r autoria. 12. Auxiliar as Comissões Permanentes na análise de projetos diversos e na elaboração de pareceres às proposituras por elas analisadas.

Conteúdo programático parcial

Conhecimentos gerais comum aos cargos de ensino médio
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. Documentos oficiais, tipos, composição e estrutura. Redação oficial: Aspectos gerais da redação oficial. Correspondência oficial: definição, formalidade e padronização; impessoalidade, linguagem dos atos e comunicações oficiais (atas, memorandos, relatórios, ofícios etc.), concisão e clareza, editoração de textos. Manual de Redação da Presidência da República – 3ª edição, revista, atualizada e ampliada.

Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teorema de Pitágoras.

Noções de Informática: MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016. MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2016: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso Câmara de Potim nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Concurso da Prefeitura de Potim: dica de estudo

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Patricia Lavezzo | Publicado em 16/06/2021, às 13h28 - Atualizado em 17/06/2021, às 13h25


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