Trabalho remoto ainda continua em alta, revela pesquisa

A pesquisa também revelou que os até entre os profissionais que trabalham no modelo híbrido gostariam de passar mais dias trabalhando de casa

Victoria Batalha   Publicado em 13/04/2023, às 07h55 - Atualizado às 08h00

Freepik

Mesmo nesse cenário de pós-pandemia, onde várias empresas estão exigindo que seus funcionários retornem ao trabalho 100% presencial, o trabalho remoto ainda continua em alta. É o que revela um novo relatório publicado pela Pew Research Center, a pesquisa foi realizada com profissionais dos Estados Unidos.

Conforme os dados, 35% dos profissionais que podem exercer suas funções remotamente continuam no modelo home office (trabalho remoto). Porém, o número vem diminuindo, em janeiro do ano passado, essa porcentagem era de 43% e em outubro de 2020 era de 55%. 

Mas ainda assim, o número ainda é bastante alto se for comparado ao cenário antes da pandemia de Covid-19, onde apenas 7% pessoas trabalhavam de forma totalmente remota. 

O trabalho híbrido vem aumentado, em janeiro de 2022, 35% das pessoas trabalhavam nesse formato e em fevereiro deste ano, esse número aumento para 41%. O número de profissionais que podem realizar seus trabalhos de forma remota e que nunca ou muito raramente trabalham de casa teve um aumento pequeno de 11% para 12%. 

+++ 5 Hábitos saudáveis para você manter o foco e dinâmica do trabalho remoto

Funcionários ainda preferem trabalhar de casa

O estudo também apontou que entre os profissionais que estão trabalhando no formato híbrido gostariam de trabalhar mais dias diretamente de seus lares. 18% responderam que gostariam de ficar no trabalho completamente remoto e 32% disseram que gostariam de ficar mais dias em casa do que nos escritórios. 

A pesquisa da Pew Research Center também mostrou que 77% dos entrevistados não acham que o trabalho remoto cause problemas numa progressão de carreira ou para o surgimento de oportunidades. Além disso, responderam que acreditam que esse modelo não prejudique o acesso a tarefas que são importantes. 

Porém, 36% responderam que o trabalho remoto prejudica ao acesso de mentorias e 10% já acham que na verdade o modelo acaba ajudando.

Mercado de Trabalho Pesquisa