Veja voto declarado por intelectuais, artistas e atletas; Lula lidera preferência

Faltam apenas três dias para as eleições 2022 e aumenta a quantidade de voto declarado para presidente da República. Saiba quem vai votar em Lula ou em Bolsonaro

Mylena Lira   Publicado em 29/09/2022, às 17h55

Divulgação

Faltam apenas três dias para as eleições 2022, que serão realizadas no próximo domingo (2). Com a proximidade do 1º turno, aumenta a quantidade de voto declarado por intelectuais, artistas e atletas para o cargo de presidente da República. Lula (PT) lidera a preferência.

A lista das personalidades que apoiam o petista é extensa. Seja por se identificar com o candidato e com suas propostas de governo ou simplesmente em nome do voto útil para que Bolsonaro (PL) não seja reeleito, inúmeros chamosos reveleram seus votos a favor de Lula.

Muitos deles, inclusive, participaram de um ato promovido pela campanha do candidato do Partido dos Trabalhadores no Anhembi, em São Paulo, na última segunda-feir (26). Nele, estiveram presentes nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Pabllo Vittar, Paulo Miklos, Daniela Mercury e Paulo Vieira.

Além deles, compareceram também Emicida, Margareth Menezes, Duda Beat, Walter Casagrande, Djamila Ribeiro, Itamar Vieira Júnior, Lilia Schwarcz, Silvio Almeida, Johnny Hooker, Fabiana Cozza, Vladimir Brichta, Júlia Lemmertz e Claudia Abreu. Artistas internacionais enviaram apoio por meio de vídeo: os atores Mark Ruffalo e Danny Glover e o cantor Roger Waters.

+Saiba o que fazer se não receber a restituição do Imposto de Renda nesta sexta

Outras personalidades que revelaram voto para presidente

A cantora Anitta foi uma das primeiras artistas a tornar público o seu voto para presidente em Lula, por meio das suas redes sociais. Depois dela, a influenciadora Boca Rosa (Bianca Andrade) e a atriz Bruna Marquezine também revelaram votar no 13.

Nesta terça (27), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu voto útil para Lula (PT), apesar de ter relatado processo do mensalão contra petistas lá atrás. Assim como ele, o jurista Miguel Reale, autor do pedido de impeachment da ex-presidenta Dilma, também votará no Lula.

Wagner Moura, Milton Nascimento, Gal Costa, Lázaro Ramos, Bruno Gagliasso, Mara Bethânia, Nando Reis, Maria Gadu, Lenine, Drica Moraes, Preta Gil e Malu Mader são outras personalidades que apoiam que o petista seja eleito presidente já no 1º turno. Muitos deles participaram de dois vídeos produzidos pela Mídia Ninja e pelo coletivo 342 Artes para a campanha "Vira voto".

Veja abaixo um dos vídeos:

Eleições 2022: o que é voto útil?

Em linhas gerais, optar pelo voto útil é o mesmo que abrir mão de votar no candidato com o qual mais se identifica para votar naquele que tem mais chances de vencer o que você não quer que ganhe ou avance para o 2º turno. Caetano Veloso, por exemplo, que é eleitor de Ciro Gome (PDT), terceiro colocado nas pesquisas, vai deixar de votar nele para votar em Lula.

As últimas pesquisas eleitorais, entre elas a Ipec, divulgada na última segunda (26) e a Genial/Quaest, publicada na terça (27), revelam que Lula tem mais de 50% das intenções de votos válidos, excluídos os brancos e nulos. Sendo assim, ele teria chances reais de vencer a disputa já no domingo.

+Saiba a ordem de votação e como emitir o e-Título, que pode ser baixado só até sábado

Voto declarado em Bolsonaro

Outros diversos artistas, intelectuais e atletas já deixaram claro que preferem Bolsonaro na presidência. Entre eles estão:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil