MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Pesquisa indica quantas horas de sono por dia são necessárias para boa saúde de pessoas com mais de 50 anos

O sono é responsável por recuperar, relaxar e renovar todo o organismo. Para isso, basta saber quantas horas de sono por dia são necessárias para boa saúde

Casal de idosos dormindo
Casal de idosos dormindo - Freepik

Glícia Lopes

[email protected]

Publicado em 19/10/2022, às 11h32 - Atualizado às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Para a ciência, é evidente que dormir adequadamente faz com que o cérebro processe as memórias, além de contribuir para o bom funcionamento do organismo, regular o humor e concentração. No entanto, há de saber quantas horas de sono por dia são necessárias para obter estes benefícios. Um estudo apontado pela BBC indicou que cinco horas de sono por noite é mínimo para boa saúde, para as pessoas com mais de 50 anos.

O sono é responsável por recuperar, relaxar e renovar todo o organismo. No entanto, uma boa parte das pessoas enfrentam dificuldades em realizar essa tarefa. Só no Brasil, cerca de um terço da população convive com a insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). Com a pandemia, o país viu esse problema se agravar, afetando cerca de 70% da população do país, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono.

De acordo com a BBC, ainda não está claro exatamente por que cinco de horas de sono são consideradas suficientes para manter boa saúde de pessoas com mais de 50 anos. Para os cientistas, o sono também promovem uma limpeza de resíduos do cérebro e podem contribuir

+++ Calmantes naturais: saiba quais substâncias podem substituir o Zolpidem

Quantas horas de sono por dia são necessárias para boa saúde de pessoas com mais de 50 anos

Segundo informações da BBC, o estudo PLoS Medicine foi realizado no Reino Unido com cerca de 8 mil funcionários públicos do país. Eles foram questionados sobre "quantas horas de sono você dorme em média por noite durante a semana?". Também foi feito um monitoramento da saúde dos participantes, e utilizado um relógio de pulso para monitorar o sono deles.

+++ Estudo revela que passar muito tempo sentado aumenta o risco de ter AVC

Os participantes foram examinados por cerca de 20 anos para saber sobre a presença de doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças cardíacas. Foi observado que:

  • os participantes que dormiam cinco horas ou menos, com idade por volta de 50 anos, demonstraram 30% mais risco de desenvolver várias doenças, em comparação com os que dormiam sete horas por dia;
  • os participantes que dormiam menos durante os 50 anos apresentaram maior risco de morte durante a fase do estudo, sobretudo relacionado à maior chance de desenvolver doenças crônicas.

Com isso, foi considerado que cinco horas de sono é o tempo mínimo necessário para manter uma boa saúde, menos que isso é fator de risco para doenças. No entanto, há um consenso entre os especialistas que indicam que sete ou oito horas de sono por dia é o ideal para manter a saúde e os benefícios do sono.

+++ Psicobiótico: bactérias do intestino podem influenciar nosso humor; saiba como

Insônia: o que saber para a prova de Residência Médica

Pensando em se preparar para a Residência Médica? Que tal conferir o artigo que a Medcel preparou para você? Com ele, você confere o que é necessário saber sobre a insônia para estudar para a prova de R1. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

*com informações da BBC

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.