MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pesquisa da Fiocruz aponta benefícios do Reiki para a saúde mental

Os benefícios do reiki incluem “paz, leveza, melhora do sono e das relações familiares”, de acordo com as participantes do estudo. Confira os detalhes

Mulher recebendo terapia Reiki
Mulher recebendo terapia Reiki - Freepik

Glícia Lopes

[email protected]

Publicado em 17/08/2022, às 11h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz durante a pandemia de Covid-19 observou que os benefícios do Reiki envolvem a redução de problemas emocionais como medo da morte, pânico e ansiedade, melhorando, assim, a saúde mental. A prática é utilizada há mais de 100 anos e surgiu no Japão.

O Reiki é uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) que, de acordo com o Ministério da Saúde, são recursos terapêuticos que buscam prevenir doenças e recuperar a boa saúde. Além disso, têm ênfase na escuta acolhedora que, segundo a pesquisa da Fiocruz, são fundamentais para gerar empatia, conexão e reduzir o sofrimento psíquico.

Durante a pandemia, tais práticas se mostraram eficientes no tratamento de pacientes com Covid-19. O estudo da Fiocruz foi realizado no período de março de 2020 a dezembro de 2021, na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e aplicou técnicas do Reiki, com escuta terapêutica online - em mulheres em atendimento psiquiátrico, ainda durante a pandemia de Covid-19.

No processo de escutas, os pesquisadores observaram sintomas psíquicos como: medo da morte, pânico, ansiedade, impotência, insônia, tristeza e dores no corpo. Após o processo terapêutico, as participantes relataram melhoria nos sintomas, que incluía: paz, leveza, melhora do sono e das relações familiares. Na observação psiquiátrica houve ainda a redução da ansiedade, de dores no corpo e tristeza, melhora da autoestima e do autocuidado e a redução e interrupção de medicamentos psiquiátricos.

+++ Vacina contra monkeypox está próxima de chegar ao Brasil; veja detalhes

Conheça os benefícios do Reiki para a saúde mental

O Reiki é uma medicina terapêutica alternativa que surgiu no Japão em 1920. Ela foi desenvolvida por Mikao Usui, quando este passou 21 dias em jejum e meditação no Monte Kurama. A partir daí, Mikao teve contato com “Energia Vital Universal”, significado para a palavra japonesa “Reiki”.

O Reiki possui técnicas que permitem canalizar a energia universal, por meio da imposição das mãos, transferindo esta energia vital para a pessoa. A terapia também permite alinhar centros de energia do corpo, conhecido como chakras, a fim de restabelecer o equilíbrio energético, promovendo melhora no bem-estar físico e mental.

A prática do Reiki não tem ligação com nenhuma religião e pode ser aplicada junto a técnicas de acupuntura, shiatsu ou reflexologia. Uma sessão de Reiki pode durar de 30 a 90 minutos e não é obrigatória a imposição do toque, podendo ser feita de forma remota, inclusive.

A aplicação do Reiki se dá da seguinte forma: o paciente deve deitar-se de roupas em uma mesa de massagem, onde o terapeuta (ou reikiano) irá colocar as mãos levemente sobre o corpo do paciente em uma sequência de posições das mãos predefinidas. Assim, o reikiano possibilita o desbloqueio de um campo energético que está gerando adoecimentos psíquicos e físicos. Além disso, as pessoas costumam sair da terapia de reiki mais relaxadas e contentes.

Outros benefícios do Reiki podem ser observados com a prática, como:

  • Redução do estresse
  • Promove a harmonia, energia, estabilidade e relaxamento físico, mental e espiritual
  • Aumenta a capacidade natural de cura do nosso organismo, ajudando a tratar doenças emocionais e físicas
  • Melhora o funcionamento e desempenho fisiológico de células e órgãos
  • Promove clareza mental e concentração para estudar e trabalhar
  • Melhora a autoestima.
  • Ajuda a reduzir enxaquecas, depressão, cólicas menstruais e constipação
  • Reduz a fadiga e aumenta a qualidade de vida de pacientes com câncer que recebem quimioterapia
  • Ajuda a combater transtornos alimentares como bulimia e anorexia

O Reiki faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS). As PICs são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e começaram a ser implementadas pelo SUS, de forma gratuita, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em 2006.

*com informações da Agência Fiocruz de Notícias

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.