MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Número de casos de depressão cresceu no país; veja canais de ajuda

Principal inquérito de saúde no Brasil aponta que número de diagnósticos de depressão cresceu no país entre 2021 e 2022. Saiba como procurar ajuda

A depressão é considerada uma doença em ascensão, aponta pesquisa | Foto: StockSnap
A depressão é considerada uma doença em ascensão, aponta pesquisa | Foto: StockSnap

Glícia Lopes* | [email protected]
Publicado em 17/06/2022, às 21h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Caracterizada, principalmente, por tristeza profunda, desânimo, desesperança e perda de prazer na realização de atividades que antes davam gosto, a depressão é considerada uma doença em ascensão. A Pesquisa Vigitel 2021, maior investigação na área da saúde no Brasil, forneceu dados que apontam que a depressão cresceu no país. Em média, 11,3% da população brasileira afirmou ter recebido o diagnóstico para a doença entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo conta hoje com mais de 300 milhões de pessoas sofrendo com a depressão. Só no nosso país, o número correspondente às pessoas com a doença é de mais de 11 milhões. A pandemia de Covid-19 intensificou sentimentos como: medo, impotência e angústia, quando gerou o aumento da vulnerabilidade socioeconômica e, inclusive, a perda de pessoas próximas para a doença.

+++ Bianca Andrade relata fase difícil com o puerpério. Entenda o que é este período

Como forma de atenuar o avanço da doença no país, o Ministério da Saúde lançou esta semana o projeto piloto, que terá início em Brasília e visa atender, através do Sistema Único de Saúde (SUS), pessoas com a saúde mental em vulnerabilidade. Através do número 196, o Linha Vida vai funcionar todos os dias, durante 24 horas. O projeto faz parte de uma série de iniciativas do Ministério para ampliar a atenção à saúde mental da população brasileira.

A pasta conta com outra iniciativa voltada para lidar com os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 na saúde mental das pessoas. O Projeto Teleconsulta, também vai funcionar através do número 196, a fim de atender, através da telemedicina, pessoas com transtornos mentais leves. Entre atendimentos psicológicos e psiquiátricos, os serviços deverão ser agendados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde de cada bairro ou município.

+++ Novo medicamento pode eliminar o câncer em 100% dos casos; confira

A depressão é uma doença séria e que não deve ser banalizada. Quando não diagnosticada ou tratada adequadamente, pode levar ao agravamento do caso, mantendo o sofrimento psíquico do paciente e das pessoas ao redor.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mylena Lira

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.