MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo medicamento vai ser distribuído pelo SUS; veja quem deve ser beneficiado

O SUS incorpora novo medicamento, utilizado no tratamento de uma doença que mata cerca de 200 mil pessoas por ano no país. Veja

Medicamentos
Medicamentos - Freepik

Glícia Lopes

[email protected]

Publicado em 22/07/2022, às 11h13 - Atualizado às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Sistema Único de Saúde (SUS) adiciona mais um medicamento à lista dos oferecidos pelo programa. Pacientes com osteoporose poderão ter acesso ao ácido zoledrônico. O remédio é utilizado por pessoas que têm intolerância ou dificuldade de ingerir medicamentos para fragilidade óssea.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, atendendo à recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) do Ministério da Saúde. De acordo com a medida, em até seis meses o medicamento deve ser disponibilizado à população por meio do SUS.

Outros medicamentos destinados ao tratamento da osteoporose já são disponibilizados pelo SUS, de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Entre eles estão:

  • Vitamina D e Cálcio;
  • Raloxifeno;
  • Estrógenos conjugados;
  • Calcitonina (spray nasal); e
  • Bisfosfonatos orais, como alendronato e risedronato.

+++ Diabetes: observe esses sinais que podem indicar a doença

Quem deve se beneficiar do novo medicamento

O ácido zoledrônico, novo medicamento incorporado pelo SUS, é utilizado por pessoas que apresentam quadro de osteoporose, doença caracterizada pela deficiência de cálcio no organismo, causando a diminuição da massa óssea. Isso faz com que os ossos fiquem enfraquecidos, levando ao risco elevado de fraturas.

Alguns medicamentos como os bisfosfonatos orais são difíceis de engolir, ou provocam intolerância, o que contribuiu para a adoção do ácido zoledrônico pelo SUS. O ácido zoledrônico também tem uma rápida resposta de absorção, acelerando sua ação no organismo, aumentando as chances de preencher a massa óssea debilitada.

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil. Desse total, cerca de 80% não sabem possuir a doença. A osteoporose é responsável por 200 mil mortes por ano no país. Além disso, é uma doença crônica que não tem cura.

*com informações da Agência Brasil

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.