MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Como funciona o primeiro anticoncepcional masculino? Injeção ficará disponível em breve

Previsto para ser comercializado no próximo ano, o anticoncepcional masculino poderá evitar gravidez por até 10 anos. Veja como este método vai funcionar

Profissional da saúde segurando ampola para injeção enquanto homem olha para sua mão
Profissional da saúde segurando ampola para injeção enquanto homem olha para sua mão - Freepik

Glícia Lopes

[email protected]

Publicado em 26/09/2022, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O que muitas mulheres desejavam está prestes a acontecer. Deve se tornar disponível ao mundo no próximo ano, 2023, o primeiro anticoncepcional masculino. A injeção anticoncepcional para homens está em fase de testes e promete eficácia contra gravidez por até 10 anos, o que pode ser revertido.

Este método será muito mais benéfico para os homens do que as fórmulas contraceptivas disponíveis atualmente para as mulheres. Isso porque o Risug (nome do primeiro anticoncepcional masculino) não utilizará hormônios em sua composição, deixando os homens livres dos incômodos gerados pelos anticoncepcionais femininos, por exemplo.

Outra ótima notícia é que o Risug também tem como objetivo impedir a transmissão de HIV. Apesar da inovação, é possível que haja um índice de rejeição para a substância, já que há um enorme tabu envolvendo os assuntos relacionados à urologia, especialidade que trata do sistema reprodutor masculino.

+++ Menopausa precoce atinge mulheres +30. Saiba como identificar e tratar a condição

Como funciona o primeiro anticoncepcional masculino

O primeiro anticoncepcional masculino recebeu o nome Risug, sigla em inglês para “Inibição reversível de esperma sob orientação”. A substância está sendo desenvolvida por pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia. Segundo os pesquisadores, a injeção anticoncepcional para homens ficará disponível nos próximos 12 meses.

A composição do Risug consiste em um gel, que tem o objetivo de degenerar os espermatozoides, impedindo que estes fecundem o óvulo. Para isso, é aplicada nos ductos deferentes, situados nos testículos, após aplicação da anestesia. Estes ductos são os canais de passagem dos espermatozoides no momento da ejaculação.

A administração da injeção deve ser feita em duas doses, uma em cada ducto deferente. O procedimento é rápido e indolor, já que conta com anestesia. Os efeitos contraceptivos devem ocorrer dentro de seis meses após as injeções. O que torna este método prático e inovador é a possibilidade de reverter o efeito contraceptivo, após a aplicação de uma mistura de bicarbonato de sódio com água nos ductos para anular o gel, mais simples do que com a vasectomia.

+++ Transtorno bipolar: saiba como identificar e lidar com a doença

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Com a liberdade para escolher quando e se desejavam ter filhos, as mulheres puderam ter um papel mais forte na sociedade e ocupar postos que antes eram lhes negado. Para saber mais sobre a pílula anticoncepcional para a prova de Residência, acesse o Blog da Medcel. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.