MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

CIÊNCIAS SOCIAIS

Uma visão diferente da sociedade

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Não é de hoje que a mídia denuncia, de forma alarmante, a gravidade das mazelas sociais que assolam o País. A desigualdade entre a população faz surgir movimentos em prol da melhoria das condições de vida. Alimentação, moradia, saúde e emprego são temas que revelam as carências de muitos brasileiros. No meio de tantas faltas, os Cientistas Sociais encontram sua área de trabalho.

“O objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas”, explica o coordenador do curso de Ciências Sociais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Fernando Antônio Azevedo. Os Cientistas Sociais analisam hábitos, costumes, relações familiares, características religiosas, organização institucional e econômica de diversos grupos sociais. A partir destes estudos é possível pesquisar fenômenos sociais, culturais e políticos, na tentativa de aplicar soluções para os problemas apontados.

ÁREAS

O profissional pode especializar-se em três áreas:

Antropologia: estuda as diferentes sociedades sob o aspecto cultural e do comportamento humano;
Sociologia: analisa as relações sociais entre os indivíduos;
Ciência Política: pesquisa a sociedade do ponto de vista do poder político, trabalhando questões ligadas à opinião pública, ideologias e legislações.

“A Sociologia estuda os aspectos estruturais da organização social e analisa os processos coletivos que envolvem instituições, grupos e movimentos sociais, particularmente na sociedade contemporânea. Na Antropologia são estudados os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades, incluindo as manifestações simbólicas do imaginário social presentes em mitos, rituais e práticas religiosas. Já na Ciência Política são analisadas as questões ligadas às instituições do poder, como sistemas e regimes do Governo, Estado e sociedade civil, e idéias e comportamento políticos”, complementa Azevedo.

CURSO

São inúmeras as universidades públicas ou privadas, no Brasil, que oferecem o curso de Ciências Sociais. O crescimento do número de vagas e das escolas que oferecem esta graduação pode ser explicado pelo agravamento das condições sociais brasileiras e pela urgência em solucionar ou, ao menos, amenizar tais necessidades.

O curso de graduação oferecido pela UFSCar prepara o aluno tanto para a formação teórica tradicional quanto para a formação metodológica e prática em pesquisa – sobretudo o trabalho de campo. Em função disso, ao longo dos quatro anos de curso é necessário estudar as disciplinas obrigatórias, sobre as teorias clássicas e as teorias contemporâneas, além de um conjunto de disciplinas que discutem os problemas brasileiras.

“No terceiro ano, o aluno deve escolher uma das três áreas de concentração oferecidas para a sua formação complementar: se será Sociologia, Antropologia ou Ciência Política”, ressalta o coordenador do curso. Ao concluir a graduação, o bacharel em Ciências Sociais está habilitado para prosseguir sua formação na especialização, ou para atuar no mercado de trabalho como Pesquisador, Docente ou outras ocupações.

Olívia Bulla
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.