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Soft skills: como elas podem te ajudar a ser um líder melhor em 2024

As soft skills são habilidades comportamentais e competências subjetivas que podem fazer a diferença na hora de contratar e liderar uma equipe. Saiba quais são as mais importantes e como desenvolvê-las!

Soft skills: como elas podem te ajudar a ser um líder melhor em 2024
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Victor Meira

Victor Meira

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Publicado em 04/01/2024, às 11h40

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Você sabe o que são soft skills? Esse termo em inglês, muito usado no setor de recursos humanos, se refere às habilidades comportamentais e competências subjetivas que os profissionais precisam ter para se destacar no mercado de trabalho. Elas são especialmente importantes para quem ocupa ou deseja ocupar cargos de liderança, pois envolvem aspectos como comunicação, adaptação, resiliência, análise e gestão do tempo.

Segundo Fernanda Baldívia, Head de Permanent Recruitment, vertical do Grupo Adecco, empresa para soluções de RH, as soft skills são cada vez mais decisivas na contratação de profissionais para cargos de liderança. Ela explica que, além de ter o conhecimento técnico necessário, os líderes devem ser capazes de se relacionar bem com sua equipe, clientes e stakeholders, transmitindo confiança, motivação e inspiração.

Mas como desenvolver essas habilidades? Fernanda afirma que já possuir tais habilidades não quer dizer que estas não possam ser aprimoradas durante a vida profissional. Ela dá algumas dicas de como melhorar as soft skills mais valorizadas no mercado:

  • Comunicação: é a capacidade de transmitir ideias de forma clara e concisa, tanto na fala quanto na escrita. Para melhorar essa habilidade, é preciso praticar, buscar feedbacks, ouvir atentamente e adaptar a linguagem ao público-alvo.
  • Adaptação: é a capacidade de se ajustar rapidamente às mudanças e superar adversidades. Para melhorar essa habilidade, é preciso ter flexibilidade, curiosidade, criatividade e disposição para aprender coisas novas.
  • Resiliência: é a capacidade de lidar com o estresse e a pressão de maneira saudável. Para melhorar essa habilidade, é preciso ter autoconhecimento, equilíbrio emocional, otimismo e buscar apoio quando necessário.
  • Análise: é a capacidade de analisar situações complexas para tomar decisões. Para melhorar essa habilidade, é preciso ter raciocínio lógico, senso crítico, visão sistêmica e buscar informações confiáveis.
  • Gestão do tempo: é a capacidade de priorizar tarefas e gerenciar o tempo. Para melhorar essa habilidade, é preciso ter organização, planejamento, foco e disciplina.

Fernanda ressalta que as soft skills são essenciais para a liderança, pois permitem a resolução de problemas de maneira eficaz e a tomada de decisões estratégicas, além de garantir a produtividade e o sucesso da equipe. Ela enfatiza que sentir-se muito confortável em qualquer que seja o cargo jamais gera excelência. “Os desafios são constantes, portanto, mesmo que a liderança tenha o conhecimento técnico e suas soft skills tenham sido provadas em diversas ocasiões, o aprendizado é constante para inspirar, motivar e orientar a equipe”, finaliza.

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