MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Pequenos negócios são responsáveis por mais de 70% dos empregos no 1º semestre

Apenas os pequenos negócios geraram quase 1 milhão de empregos no 1º semestre de 2022

Victor Meira | [email protected]
Publicado em 05/08/2022, às 12h13

None
Freepik
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Um levantamento apresentado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) informa que dos 1,33 milhão de empregos formais criados no Brasil de janeiro a junho de 2022, 961,2 mil, cerca de 72,1% do total, vieram das micro e pequenas empresas (MPE).

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia. Eles revelam, que no 1º semestre de 2022, o desempenho das MPE é bastante superior ao das médias e grandes empresas, que abriram 279,1 mil vagas.

Somente em junho, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 63,6% das vagas formais no mês, com 176,8 mil de um total de 277,9 mil postos de trabalho criados no mês passado. As médias e grandes empresas abriram 73,9 mil vagas (26,6% do total).

+Confira as principais vagas de emprego do Brasil no JC Concursos

Ao dividir em setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano, com destaque para serviços. Apenas ele gerou 533 mil vagas durante o período. Em junho foram 78 mil postos.

A construção e a indústria da transformação aparecem na segunda e na terceira posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados, respectivamente. No comércio, as MPE criaram 90,6 mil postos de trabalho de janeiro a junho. As médias e grandes empresas, em contrapartida, fecharam 42,8 mil vagas no período.

*com informações da Agência Brasil 

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesempregos
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.