MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O que é PcD e qual é a sua ligação com o mercado de trabalho

PcD é a sigla que significa pessoas com deficiência. Mesmo com a lei de inclusão, ainda existe uma resistência na contratação de PcD

Homem cadeirante vestindo roupa social enquanto usa um notebook
Homem cadeirante vestindo roupa social enquanto usa um notebook - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

[email protected]

Publicado em 29/09/2022, às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Provavelmente você já deve ter lido ou visto vagas de emprego destinadas a PcD, mas ficou em dúvida sobre o que é. PcD é a sigla para Pessoas com Deficiênciae é usada para se referir a qualquer pessoa que possui alguma deficiência, seja física, sensorial, mental ou intelectual. Uma pessoa pode ser PcD desde o nascimento ou causada ao longo da vida, como após um acidente ou doença.

De acordo com a Lei 8.213/91, regulamentada em 2000, conhecida como Lei das Costas, as vagas para PcD no mercado de trabalho são destinadas à pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Segundo o artigo 93, uma empresa com 10 ou mais empregados tem a obrigação de preencher de 2% a 5% dos seus cargos com pessoas com deficiência.

Dificuldade na contratação de PcD

Mesmo que a lei exista há anos, ainda existe uma dificuldade na empregabilidade de pessoas com deficiência, muitos recrutadores e empresas dizem desconhecer a obrigatoriedade na contratação de PcD.

Segundo um relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas, apenas 34,4% das pessoas com deficiência estão devidamente registradas com carteira de trabalho assinada. 

Ainda assim, há um crescimento na contratação de pessoas com deficiência no Brasil. Em 2009, apenas 28% das vagas reservadas para PcD eram preenchidas, em 2019 esse número subiu para 48%. Contudo, foi percebido que esse número apenas cresceu devido à lei de inclusão.

"PcD não tem qualificação para trabalhar" 

É o que muitas empresas dizem para dificultar a contratação de pessoas com deficiências, mas segundo uma pesquisa realizada pela iSocial, de 45 mil PcDs, 36% possuem ensino superior e 42% possuem o ensino médio completo. Outra dificuldade é o mito de que a contratação de PcD custam caro para a empresa, mas apenas afirmam isso porque é preciso investir em acessibilidade para antes ou depois de realizar a contratação.

Divulgação de vagas para pessoas com deficiência – O JC Concursos publica notícias diariamente na editoria de empregos com vagas de emprego, estágio ou trianee que são ofertadas no mercado de trabalho, incluindo as vagas destinadas a pessoas com deficiência. Clique aqui para saber mais.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.