Estão abertas as inscrições para o programa gratuito Nestlé Yocuta, com 1.200 vagas em gastronomia para jovens de 18 a 29 anos. Curso online e presencial, com foco em empregabilidade
Jovens de todo o país que sonham em construir uma carreira no setor de gastronomia têm agora uma excelente oportunidade de formação gratuita. A Nestlé abriu as inscrições para a 11ª edição do Nestlé Yocuta – Jovens Talentos Culinários, programa que já beneficiou mais de 3 mil participantes em todo o Brasil ao longo de uma década.
A edição de 2025 traz 1.200 vagas gratuitas para jovens entre 18 e 29 anos, com prioridade para aqueles oriundos da rede pública de ensino ou em situação de vulnerabilidade social. As inscrições ficam abertas até o dia 18 de maio e podem ser feitas pelo site oficial do programa: https://www.nestleprofessional.com.br/programa-yocuta.
A primeira fase do curso será realizada 100% online, com início ainda em maio. Os alunos terão acesso a mais de 50 horas de conteúdo, distribuídas em 14 módulos que podem ser concluídos ao longo de cinco semanas. A proposta da formação vai além da técnica culinária, abordando também temas como empreendedorismo, nutrição, mercado de trabalho, segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos — estes dois últimos incluídos pela primeira vez nesta edição, graças a uma parceria com a Fundação Nestlé e a ONG Gastromotiva.
“A cada edição, a Nestlé percebe o impacto que o Yocuta gera na vida desses jovens. A gastronomia é um dos setores que mais gera emprego no país, além de ser um campo amplo para o empreendedorismo individual”, afirma José Argolo, Business Executive Officer da Nestlé Professional no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Ao final da etapa online, os 80 alunos com melhor desempenho serão convidados para uma fase presencial. Pela primeira vez, as atividades presenciais não acontecerão apenas em São Paulo: o Rio de Janeiro também sediará turmas, em aulas conduzidas no Refeitório Gastromotiva, espaço que oferece diariamente cerca de 100 refeições para pessoas em situação de rua.
Segundo o fundador da Gastromotiva, David Hertz, a nova abordagem traz um forte componente social e ambiental. “Combater o desperdício de alimentos é uma responsabilidade coletiva. Com esta parceria, queremos capacitar pessoas para transformar esse ecossistema e impulsionar um futuro mais justo, sustentável e inclusivo”, explica.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregosestágiosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.