MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mudou de emprego recentemente? Confira 5 dicas para uma melhor integração

O atual cenário de negócios não permite um longo período para a nova adaptação e, por isso, estruturar o seu processo de integração é fundamental

Dicas para uma melhor integração nas empresas
Dicas para uma melhor integração nas empresas - Shutterstock
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

[email protected]

Publicado em 14/10/2022, às 09h34 - Atualizado às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mercado de trabalho está em constante rotação, seja nas atividades diárias ou na mudança de colaboradores. Muito profissionais buscam novos empregos e os principais motivos incluem a busca por melhores salários e o desejo por um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Diante desta realidade, é preciso se preparar para as mudanças de cargo ou até de empresa.

O atual cenário de negócios não permite um longo período para a nova adaptação e, por isso, estruturar o seu processo de integração é fundamental. As competências mais valorizadas neste momento incluem versatilidade, adaptabilidade e agilidade. Além destas, o sócio da EXEC, empresa brasileira especializada em Desenvolvimento e Seleção de Liderança e Conselhos, Rodrigo Forte, lista cinco dicas para ajudar na melhor integração.

Confira 5 dicas para uma melhor integração nas empresas

1. Conhecer muito bem a nova companhia - Se você se movimentou para uma nova empresa, é hora de conhecer profundamente a nova companhia e as suas atividades. Mergulhe nos negócios, conheça a estrutura organizacional, as políticas, liderança, e faça uma imersão para compreender a cultura. A não ser que você tenha vindo para liderar uma mudança ou transformação cultural, o estilo da empresa certamente lhe obrigará a ajustar algumas condutas e comportamentos.

2. Domine a sua função - Não só compreenda as suas responsabilidades, mas alinhe de imediato com o seu superior às expectativas de entregas e realizações para esse novo ciclo. Metas "SMART" sempre ajudam muito. Faça no início reuniões de alinhamento frequentes com o seu superior para garantir que você está remando na direção certa e depois esses encontros podem ser mais espaçados.

Se você não apresenta todas as competências técnicas e comportamentais para o exercício pleno da função, trabalhe rápido com o RH e seu líder num plano de desenvolvimento individual. Essas eventuais oportunidades de desenvolvimento normalmente foram identificadas e medidas ao longo do processo de seleção.

3. Ninguém realiza nada sozinho - Se você é gestor, garanta que você tem um time à altura dos seus desafios, mas lembre-se também que as pessoas precisam ser conhecidas e demandam um tempo para se adaptar ao seu estilo. Além do mais, desenvolver alianças e construir pontes com áreas pares ou parceiros é fundamental para o seu sucesso e o da organização. Ao chegar na nova função procure compreender quem são os principais "stakeholders" internos e externos e monte, portanto, o seu "mapa de alianças". A partir disso, tome a iniciativa de se aproximar, marcar conversas e, através delas, compreender como você pode ajudar e ser ajudado. E siga eternamente exercitando essas alianças.

4. Nada se faz sem recursos - Após compreender a realidade da empresa e da área, assim como as expectativas de entregas que você precisa realizar, verifique se você tem os recursos disponíveis para tanto: recursos humanos, tecnológicos, financeiros, entre outros que são fundamentais para que as entregas sejam realizadas. Só não se esqueça que os recursos são limitados e que o desafio é sempre fazer mais com menos. Mas sem recursos mínimos também não dá, então negocie.

5. Você tem 90 dias para mostrar por que veio - É fato que os grandes resultados são colhidos no médio ou longo prazo, mas trazer e divulgar resultados de curto prazo mostram à companhia que a sua contratação valeu a pena. Portanto, compreenda rápido o que pode ser feito, coloque a mão na massa, faça acontecer e divulgue. É o que chamamos de "quick wins".

"Trabalhando bem estes pontos, a possibilidade de uma integração total à sua nova empresa ou equipe é quase certa e o prazo para isso deveria ser de cerca de seis meses. A partir daí, podemos considerar que a movimentação valeu a pena para ambas as partes. Além disso, eleger um mentor interno, além do seu superior, para acompanhar todo esse processo por ser uma ajuda positiva", aconselha Forte.

+++ Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja uma vaga de emprego, estágio ou trainee, fique ligado no site do JC Concursos! Na editoria de empregos, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos, dicas de carreira e muito conteúdo sobre empregabilidade para trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e de todo o Brasil. O JC ainda dispõe de uma página exclusiva com informações sobre empresas da iniciativa privada com vagas abertas no momento.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.