MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Instituto Somos oferece mais de 200 bolsas de estudo a alunos da rede pública

O Somos Futuro 2023 é um programa de bolsas de estudo integrais destinado a alunos de escolas públicas com baixas condições socioeconômicas

Inscrições abertas para o Somos Futuro 2023
Inscrições abertas para o Somos Futuro 2023 - Shutterstock
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

[email protected]

Publicado em 24/08/2022, às 14h47 - Atualizado às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Cogna, organização educacional, está com as inscrições abertas para o Somos Futuro 2023, programa de bolsas de estudo integrais destinado a alunos de escolas públicas com baixas condições socioeconômicas. As oportunidades são oferecidas pelo Instituto Somos, braço social da Somos Educação, que desde 2018 já beneficiou mais de 590 jovens.

Para participar do Somos Futuro 2023, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em escola pública, além de ter bom desempenho acadêmico. Nesta edição, serão disponibilizadas 223 bolsas de estudo para os três anos do Ensino Médio, em uma das 143 escolas parceiras da Somos Educação adeptas ao programa, distribuídas por 98 cidades de 19 estados. Um dos requisitos para concorrer a uma vaga é ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos.

"O Somos Futuro foi muito importante para mim e para minha família. Eu não tinha esperança de ser aprovada na USP e agora me sinto muito enobrecida por essa conquista", afirma Valéria Gomes Cardoso, participante do programa, que estudou no Colégio Alicerce e agora cursa Fonoaudiologia na Universidade de São Paulo.

"Ao contribuir para o acesso à educação de qualidade, por meio do Somos Futuro, estamos colaborando para a redução das desigualdades sociais em várias regiões do Brasil, levando oportunidades e ampliando possibilidades para que esses jovens possam sonhar e ter um futuro melhor" ressalta Mario Ghio, presidente do Instituto Somos.

Programa Somos Futuro 2023: inscrições e processo seletivo

Os interessados precisam acessar o link www.institutosomos.org/somos-futuro para preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, além de enviar dois vídeos,sendo um que fale sobre a história do candidato e outro sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem. O processo seletivo de 2023 tem inscrições abertas até 31 de agosto.

O processo de seleção do Somos Futuro 2023 compreende quatro etapas eliminatórias:

  • Análise socioeconômica;
  • Avaliação acadêmica online;
  • Entrevista on-line com voluntários do Instituto;
  • Entrevista com alunos e responsável (is) na escola escolhida.

Os candidatos aprovados no Somos Futuro 2023 em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2023 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.

Programa de mentoria - Além de fornecer materiais didáticos e complementares, a iniciativa conta com um programa de mentoria formado por voluntários do Instituto Somos, todos colaboradores de diferentes áreas da Cogna Educação. Neste ano, 270 mentores voluntários estão orientando alunos do 1º e do 3º ano do Ensino Médio, ajudando-os a desenvolver habilidades socioemocionais e a planejar o futuro e a carreira.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.