MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Instituto Grupo BIG oferece capacitação para jovens em SP, BA e PE

O curso, integralmente gratuito, é uma porta de entrada para os jovens que buscam o primeiro emprego formal

Instituto Grupo BIG
Instituto Grupo BIG - Divulgação

Douglas Terenciano | [email protected]
Publicado em 27/07/2021, às 08h12 - Atualizado às 08h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estão abertas as inscrições para as turmas do segundo semestre da Escola Social do Varejo (ESV), programa do Instituto Grupo BIG desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. O curso, integralmente gratuito, é uma porta de entrada para os jovens que buscam o primeiro emprego formal. São oferecidas 300 vagas nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Recife (PE) e Salvador (BA).

Em São Paulo, pela primeira vez também poderão se inscrever jovens do interior do Estado, das cidades de Limeira e Ribeirão Preto. Essa experiência-piloto busca avaliar a possibilidade de ampliação da formação futuramente. De acordo com o Instituto Grupo BIG, a escolha dos municípios levou em conta a capacidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho e nas unidades do Grupo BIG.

Para participar da seleção, é necessário ter de 18 a 24 anos, ter concluído o Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos. Cada núcleo disponibiliza 100 vagas e a formação será totalmente on-line. Os selecionados receberão um tablet com acesso à internet para utilizar durante o período de formação. O curso tem duração de aproximadamente cinco meses, com aulas online ao vivo duas vezes por semana, de duas horas cada, além de outras atividades a serem desenvolvidas na plataforma de Educação a Distância (EAD).

Os jovens que participam da ESV recebem apoio e orientação para a busca de oportunidades de emprego. Um dos maiores atrativos é o alto índice de inserção no mercado de trabalho, que alcança 80%, a maioria em empresas de médio e grande porte. O certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará como curso de extensão.

De acordo com o Instituto Grupo BIG, o processo seletivo da Escola Social do Varejo passou por mudanças em função da pandemia com o objetivo de reduzir o número de fases e torná-lo mais ágil. A primeira etapa envolve o preenchimento da ficha de inscrição, já selecionando o período (manhã ou tarde) em que o candidato poderá participar das aulas virtuais, caso seja aprovado. Nesta fase, também é apresentado um vídeo explicativo sobre a ESV.

Ao final, é necessário selecionar um horário para participar da etapa seguinte. Os jovens que estiverem dentro dos critérios para admissão no programa recebem links para participar de grupos de WhatsApp e receber informações sobre os próximos passos. Na segunda etapa, os inscritos participam de uma dinâmica de grupo on-line e respondem a uma sondagem para avaliação de conhecimentos gerais com a equipe de educadores e coordenadores da ESV.  Com este novo modelo de seleção, será possível iniciar as dinâmicas mesmo com as inscrições ainda em curso.

Escola Social do Varejo: inscrições e matrícula

As inscrições vão até 10 de agosto, às 23h59, ou até atingir mil candidatos por núcleo. Na primeira etapa, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online para a cidade de interesse, disponíveis nos seguintes links:

As listas de aprovados serão divulgadas no dia 12 de agosto, após as 17h. O início das aulas está previsto para 17 de agosto. Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados precisam providenciar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de conclusão do Ensino Médio ou a Ficha 19, título de eleitor, foto 3x4, carteira de trabalho e, para os do sexo masculino, certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Grupo BIG 2022

Grupo BIG
Vagas: 1200
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Auxiliar de Limpeza, Vendedor, Caixa, Atendente, Repositor
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: BA, CE, DF, MG, PA, PB, PR, PE, RJ, RN, RS, SC, SP, SE

+ Agenda

01/01/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
empregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.