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Geração Z representa 24% dos trabalhadores no mercado, revelam pesquisas

Além disso, a geração Z apresenta dificuldades para se adaptar a estruturas mais rígidas

É considerado a geração Z pessoas que nasceram entre 1995 e 2010
É considerado a geração Z pessoas que nasceram entre 1995 e 2010 - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

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Publicado em 28/11/2022, às 10h11 - Atualizado às 10h18

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De acordo com dados da LCA Consultores, até agosto deste ano, cerca de 600 mil brasileiros pediram demissão voluntária. Os motivos incluem ambiente de trabalho inseguro, baixos salários e relações interpessoais dentro do trabalho. Esse aumento de demissões vem crescendo em todo o mundo e vem causando preocupações em companhias.

+++ “The Great Resignation”: conheça o fenômeno de demissão que está em alta no Brasil

Outro motivo é o conflito de gerações. A Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, representam 24% da força de trabalho no mercado global. Segundo Eliziane Jacqueline dos Santos, coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Santa Marcelina, a maior dificuldade nas organizações é trabalhar com a diversidade e de rever as políticas de gestão de pessoas com a oferta de benefícios. “O diagnóstico de clima é um termômetro importante para identificar os pontos de insatisfação na empresa quanto à gestão e processos de trabalho”, comenta.

É importante a empresa se adaptar e buscar reter os talentos que vem surgindo dentro do mercado. A geração Z possui dificuldades em se adaptar a estruturas mais rígidas. Para esses casos, é importante que as empresas procurem se adaptar e criem políticas mais liberais e atrativas, com foco na qualidade de vida, criatividade, remuneração e participação nos resultados.

Como reter os futuros talentos

É importante para as empresas se adaptarem, a geração Z é o futuro do trabalho e o número vai crescer cada vez mais no futuro. Neste caso, as companhias podem procurações ações como:

Inteligência emocional e gestão das relações: desta forma, as empresas e os funcionários serão capazes de lidar melhor com as pressões, metas e valorizar as relações interpessoais.

Oferecer oportunidade: sejam de curto, médio e longo prazo. A criação de planos de carreira torna as vagas e empresas mais atraentes, e isso inclui os benefícios.

Liderança humanizada: o mercado de trabalho vem se transformando ao longo dos anos, principalmente após a pandemia do Covid-19, onde os valores mudaram. Por isso procurar por líderes mais humanos e com diálogo aberto torna o trabalho mais produtivo.

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