MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Domina o Excel? Ferramenta se torna pré-requisito nas vagas de emprego

Cresce o número de empregadores que solicitam conhecimento ou domínio no Excel, considerado o “novo inglês”

Pessoa atualizando planilha no Excel
Pessoa atualizando planilha no Excel - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

[email protected]

Publicado em 24/11/2022, às 11h33 - Atualizado às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Considerando o “novo inglês”, o domínio ou conhecimento do Excel, ferramenta do Pacote Office da Microsoft voltado para a criação de planilhas e relatórios, vem se tornando pré-requisito básico de vagas de emprego em diversas áreas. Mesmo com 40 anos desde sua criação, o Microsoft Excel continua imbatível dentro do mercado de trabalho.

O domínio do Excel é popular em diversas áreas, principalmente no setor de tecnologia. Atualmente, é bastante comum que durante a busca de um novo emprego, o candidato encontre o conhecimento na ferramenta como um pré-requisito, seja como habilidade necessária ou como um diferencial.

+++ Nova pesquisa revela as hard skills mais procuradas por empresas

A professora de Data Science, Sara Malvar, diz que o grande diferencial no Excel é a facilidade em organizar dados dentro da ferramenta, possibilitando análises descritivas, diagnósticos, prescritivas e preditivas. “O Microsoft Excel é a ferramenta mais completa e utilizada para análise de dados. Além disso, possui uma vasta capacidade de limpar, organizar, manipular e visualizar dados.”, aponta a professora. Ela completa que para quem deseja uma mudança de carreira, vai precisar conhecer e estudar ainda mais o programa.

Como funciona o Excel?

O Excel ajuda na automatização de tarefas repetitivas, a visualizar informação de maneira adequada e ajuda a tomar decisões baseado nos dados que estão organizados dentro do sistema. Porém, o cientista de Dados, Milton Ossamu, ressalta que dominar o programa é apenas uma parte do que é preciso. “Juntamente com outras tecnologias, o Excel é uma ferramenta complementar para realizar tarefas relacionadas à análise de dados e comunicação de valor dos dados. O que é realmente importante é ter um conhecimento do negócio e sobre como usar o Excel para extrair informações dos dados a fim de realizar insights válidos e úteis”, explica.

Atualmente existem cursos presenciais e on-line que ensinam a dominar ainda mais a ferramenta.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.