MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Confira 5 tendências no mundo sobre recrutamento e seleção de novos candidatos

Descubra as principais tendências globais de recrutamento e seleção que estão moldando a forma como as empresas atraem e contratam profissionais qualificados

Modelo de entrvista online, uma das tendências para o recrutamento e seleção dos novos colaboradores das empresas
Modelo de entrvista online, uma das tendências para o recrutamento e seleção dos novos colaboradores das empresas - Freepik
Victor Meira

Victor Meira

[email protected]

Publicado em 01/04/2024, às 10h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nos últimos anos, o mercado de trabalho no mundo passou por uma transformação muito acelerada, que foi impulsionada pela pandemia de covid-19 e as mudanças no comportamento da população. Essas alterações, que já eram adotadas por países desenvolvidos, mas agora também fazem parte do cenário brasileiro. 

Para compreender melhor este cenário no ambiente de recrutamento e seleção de novos colaboradores, o JC Concursos conversou com a CEO da HR Tech Infojobs, Ana Paula Prado. Ela destaca que, apesar dos avanços, ainda há desafios culturais, tecnológicos e legais a serem superados.

1. Diversidade e inclusão

Prado revelou que a enquanto a diversidade e a inclusão são prioridades em muitas organizações europeias e americanas, no Brasil, segundo um estudo do Infojobs, 50,6% dos profissionais acreditam que esses temas ficam apenas nos discursos de marketing das empresas. 

Na Europa, leis rigorosas contra discriminação incentivam a igualdade de gênero e diversidade nas práticas de recrutamento.

2. Recrutamento remoto

Outro ponto destacado pela especialista é a livre circulação de trabalhadores na União Europeia que resultou em uma mobilidade significativa de mão de obra. 

No Brasil, Prado explica que a pandemia também trouxe essa possibilidade, permitindo que empresas encontrem talentos em qualquer lugar do mundo. Tecnologias como vídeo chamadas e ferramentas de colaboração online facilitam esse processo.

3. Ênfase em competências e realizações

A CEO da Infojobs salienta que no Brasil as relações pessoais ainda têm grande peso no recrutamento. Em contrapartida, ela informa que nos Estados Unidos o foco está nas competências e realizações dos candidatos. Sistemas de rastreamento de candidatos (Applicant Tracking Systems) filtram possibilidades com base em palavras-chave.

4. IA e Machine Learning

Segundo Ana Paula, os Estados Unidos lideram a inovação em recrutamento com IA e Machine Learning. Empresas americanas utilizam algoritmos para triagem, análise de currículos e até entrevistas iniciais por meio de chatbots. No Brasil, essas tecnologias ainda são novidade, principalmente em grandes companhias.

5. Leis menos rígidas

Por fim, ela afirma que a legislação trabalhista brasileira é complexa, afetando o processo de recrutamento. Nos Estados Unidos, as leis são mais flexíveis, com menos proteções ao emprego e maior foco na negociação individual de contratos. O caminho para a transformação completa dos processos no Brasil envolve aspectos culturais, tecnológicos e legais. 

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.