MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Bons salários e vagas sobrando: saiba como fazer a transição para a área de TI

Se você pensa em fazer a transição para a área, mas não sabe por onde começar, confira algumas dicas de especialista

Área de TI tem bons salários e vagas sobrando
Área de TI tem bons salários e vagas sobrando - Agência Brasil
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

[email protected]

Publicado em 07/12/2022, às 09h02 - Atualizado às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A área de tecnologia da informação (TI) segue como um dos setores que mais crescem no Brasil e no mundo. Salários competitivos e o aumento da demanda estão atraindo interesse não só de quem está desempregado, mas também de quem pensa em mudar de carreira para o setor de TI, que até 2024 deve alcançar um déficit de 300 mil profissionais, segundo levantamento feito pelo BrazilLAB. O movimento de migração de carreira, de acordo com o relatório divulgado pela edtech DNC, focada em formar talentos nas áreas mais quentes do mercado como tecnologia e dados, já é uma realidade. O levantamento com todos os alunos que passaram pela escola nos últimos três meses, apontou que o objetivo de 36% deles é a migração de carreira.

"Além do aumento de vagas e dos salários atrativos, outro fator que têm influenciado para essa migração de área é que os profissionais de tecnologia já perceberam que cursos mais objetivos, que aliam as competências técnicas as comportamentais exigidas no dia a dia pelas empresas, somados a experiência prática realizando projetos reais para grandes corporações, são mais que suficientes para entrar na área", analisa Lucas Rana, CEO e fundador da escola DNC.

Outra característica dos profissionais de tecnologia e dados é que eles sabem que precisam se manter atualizados, além de quem pensa em mudar de área, o relatório da edtech apontou ainda que para 43,7% dos entrevistados o objetivo principal é aumento de performance. Se você pensa em fazer a transição para a área, mas não sabe por onde começar, confira algumas dicas do CEO e fundador da escola DNC:

Aprenda a programar - Aprender uma nova profissão exige tempo e investimento, em tecnologia não é diferente. O diferencial dessa área é que devido ao déficit de profissionais no mercado e a necessidade de inclusão, escolas de tecnologia oferecem alguns cursos com diversos certificados dentro de uma única formação. As formações da DNC, por exemplo, possuem cerca de 15 certificados cada.

Monte um bom currículo - Para que o profissional de Recursos Humanos entenda seu momento profissional, é indispensável que você deixe claro que está em transição de carreira. Mesmo que ainda não tenha experiência na área, adicione as experiências que mais podem agregar valor e contribuir para o novo cargo, fazendo link entre as carreiras. Surpreenda o recrutador ao mostrar que entende o perfil da vaga, sabe o que a empresa está buscando e entende como suas soft skills podem colaborar para a função.

Adquira experiência - Experiência é crucial quando se busca uma oportunidade profissional, mas ela pode ser desenvolvida de várias formas, não necessariamente em um emprego formal. Durante o curso, a DNC oferece a oportunidade do estudante aprender na prática, trabalhando em projetos reais e vivenciando o dia-a-dia de uma empresa enquanto constrói seu portfólio. Empresas juniores criadas por universitários são outra opção. Mas caso não tenha nenhuma dessas alternativas, explore o Gifthub, teste, experimente e mostre a qualidade do seu código. Isso te dará experiência técnica e ajudará na construção de um portfólio.

Outra dica é participar de bootcamps, imersões e maratonas de programação promovidas por empresas. Neles, além de muita experiência técnica, você pode conhecer outras pessoas da área e entender mais sobre a empresa em que deseja atuar. Por último, leia os códigos dos outros. Você aprenderá padrões de projetos, bibliotecas e maneiras de programar.

Construa networking - Ao sair de uma área para iniciar em outra é provável que você só tenha contatos da sua antiga profissão. Adicione pessoas da área de programação e participe de eventos on-line. Muitos profissionais compartilham diariamente o conhecimento da área, o que ajuda muito e esclarece dúvidas. Outra dica é adicionar recrutadores no LinkedIn, eles estão acostumados a receber convites de quem busca oportunidades, mas antes atualize sua biografia, histórico, competências, certificações e movimente seu perfil.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.