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Black Friday 2022 pode dividir as atenções com a Copa do Mundo no comércio e impulsionar vendas

Copa do Mundo e Black Friday irão impulsionar ainda mais as vendas no setor de vendas e alimentos, é o que aponta pesquisas

Camisas do Brasil penduradas em arara e a venda
Camisas do Brasil penduradas em arara e a venda - Agência Brasil
Victoria Batalha

Victoria Batalha

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Publicado em 21/11/2022, às 11h39 - Atualizado às 11h46

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O Black Friday existe no calendário nacional desde 2010 e este ano deve movimentar R$ 4,2 bilhões, registrando a maior movimentação financeira desde que a data foi inserida no comércio. É esperado 1,1% a mais no faturamento em relação ao ano passado. A projeção foi feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Tudo indica que o aumento das vendas deve ser pela combinação da Copa do Mundo 2022 e Black Friday, que é a quinta data mais importante do varejo, ficando atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais, segundo a CNC.

Normalmente, a Black Friday cai na última sexta-feira do mês de novembro, sendo este ano dia 25, mas as promoções e descontos começam a ser ofertados dias antes, coincidindo com a Copa no Catar. A CNC ainda espera que as vendas relacionadas aos jogos gere um faturamento de R$ 1,4 bilhão no comércio varejista, principalmente nos ramos de eletrodomésticos, artigos pessoais, eletroeletrônicos e móveis.

Mais novas vagas temporárias

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário espera que até dezembro sejam geradas 680 mil novas vagas, totalizando 115 mil a mais do que aconteceu no ano passado. Só os estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro devem concentrar 54% das contratações temporárias.

Bares e restaurantes também irão contratar mais funcionários até o final do ano. 45% irão ofertar novas vagas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Grande parte da contratação será devido a grande movimentação por causa da Copa do Mundo. 25% dos estabelecimentos já iniciaram a contratação de temporários, segundo a mesma pesquisa.

O levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que as vagas que terão maior número de contratação será para vendedor (29%), ajudante (24%), balconista (16%), cabeleireiro (7%), manicure (7%) e entregador (6%). Já para a Abrasel, o maior número de ofertas serão para os cargos de auxiliar de cozinha (59%), garçom (55%) e atendente (49%).

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