MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

5% das vagas afirmativas são para pessoas autodeclaradas negras, informa pesquisa

Por outro lado, nova pesquisa mostrou que apenas 1% das oportunidades de emprego publicadas são voltadas para vagas afirmativas

Profissional negro usando o notebook e sorrindo
Profissional negro usando o notebook e sorrindo - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

[email protected]

Publicado em 22/11/2022, às 11h20 - Atualizado às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Gupy, das 600 mil vagas anunciadas no site durante o ano de 2022, apenas 1% são afirmativas. Dentro desse número, 5% são para pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas. O levantamento também revelou que a maioria das vagas para grupos considerados minoritários é oferecida por grandes empresas.

+++ Natura lança programa de trainee voltado para pessoas negras

O que são vagas afirmativas?

As vagas afirmativas são oportunidades de emprego voltadas para grupos que são considerados minorizados, como pessoas negras, LGBTQIA+, indígenas, pessoas com deficiências, profissionais com mais de 50 anos e mulheres. Essas vagas buscam causar inclusão e equidade dentro do mercado de trabalho.

Pessoas com deficiência são o maior alvo dessas ações afirmativas, representando cerca de 70% das vagas. Já os profissionais negros ficam em segundo lugar. As demais vagas são para mulheres (8%), Comunidade LGBTQIA+ (3%), índigenas (0,8%), mulheres negras (0,7%).

+++ Empresa lança programa de carreira para pessoas trans

Segundo a Gupy, 91% das grandes empresas, com mais de mil funcionários, foram responsáveis pelas vagas afirmativas durante este ano. Ainda de acordo com o site, é uma tendência que veio aumentando durante os últimos anos, em 2020, empresas que possuem entre cinco a dez mil colaboradores foram responsáveis 23% pela publicação de vagas afirmativas.

Setores com mais vagas afirmativas

A pesquisa ainda separou quais são os setores que mais possuem vagas afirmativas. De acordo com o estudo, 27% das oportunidades foram para setor do varejo, 23% para a área de logística e 7% para serviços financeiros.

Dentro dessas vagas, as posições voltadas para pessoas negras foram para: serviços financeiros (17,83%), tecnologia (13.95%), bancos (10,85%), educação (10,08%) e tecnologia da informação e comunicação (8,53%).

Uma pesquisa feita pela Gupy com mil empresas, diz que 44,31% não pretendem contratar grupos minorizados. E apenas 30,28% fazem processos seletivos voltados para vagas afirmativas e 23,37% oferecem essas vagas de maneira pontual.

Apenas 28,86% das empresas entrevistadas possuem metas de contratação de grupos considerados minorizados, seja independente do cargo ou função.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.