MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Exame Nacional da Magistratura tem edital publicado para 2ª edição

Inscrições para o Exame Nacional da Magistratura (Enam) serão recebidas entre 15 de julho e 15 de agosto. Habilitação agora é requisito obrigatório para quem pretende concorrer a concursos para juiz

Conselho Nacional de Justiça aprovou criação do Exame Nacional da Magistratura em novembro de 2023
Conselho Nacional de Justiça aprovou criação do Exame Nacional da Magistratura em novembro de 2023 - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Samuel Peressin

Samuel Peressin

[email protected]

Publicado em 05/07/2024, às 07h42 - Atualizado às 08h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Foi divulgado nesta sexta-feira (5) o edital da segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam). A avaliação funciona como porta de entrada para magistratura em todo o Brasil.

Encabeçada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a habilitação agora é requisito obrigatório para bacharéis em direito que pretendem concorrer a concursos para o cargo de juiz.

De maneira unânime, a criação do Enam foi aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em novembro de 2023 — a primeira edição teve o edital divulgado em fevereiro deste ano.

De acordo com o CNJ, o objetivo da habilitação é uniformizar o nível de conhecimentos dos magistrados, assegurando que os processos seletivos para a magistratura "valorizem o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação dos candidatos".

Como se inscrever

O prazo para inscrições vai das 16h de 15 de julho até as 16h de 15 de agosto (horário de Brasília). Para concorrer, os interessados deverão realizar cadastro pelo site www.conhecimento.fgv.br. A taxa de participação foi fixada em R$ 120.

As solicitações de isenção do pagamento serão recebidas entre 15 e 25 de julho. Doadores de medula óssea e beneficiários do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) podem requerer gratuidade.

+ 📄 Confira o edital completo

A seleção é organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em caso de dúvidas, os candidatos têm à disposição dois canais de comunicação com a banca: telefone 0800 283 4628 e e-mail [email protected].

O que estudar para o Exame Nacional da Magistratura

Marcada para a tarde de 20 de outubro, em todas as capitais brasileiras, a prova cobrará a resolução de 80 questões de múltipla escolha em, no máximo, cinco horas. O conteúdo programático engloba:

  • direito constitucional;
  • direito administrativo;
  • direitos humanos;
  • direito processual civil;
  • direito civil;
  • direito empresarial;
  • direito processual penal;
  • noções gerais de direito e formação humanística.

A divulgação do resultado final está prevista para 17 de dezembro. A partir dessa data, a Enfam emitirá a certificação de habilitação para os aprovados — a validade será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como conteúdo programático e cronograma, na página do Exame Nacional da Magistratura

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Exame Nacional da Magistratura 2024

CNJ - Conselho Nacional de Justiça
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: De R$ 120,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: FGV
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

15/07/2024 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
15/08/2024 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
20/10/2024 Prova Adicionar no Google Agenda
concursos autorizadosconcursos abertosconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.