Artigo de Paulo de Freitas.
Redação
Publicado em 08/01/2013, às 11h27
Paulo de Freitas
Uma colega minha participou do concurso para o cargo de escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Foi a primeira vez que ela prestou concurso na área e lamentou muito o fato de não ter tido mais tempo para estudar. Segundo ela, a prova não estava difícil, mas o pouco contato que ela tinha com as matérias de Direito acabou influenciando para que ela não tivesse um melhor desempenho na prova objetiva.
Apesar de não ter alcançado a pontuação suficiente para ser aprovada para a segunda fase do certame, ela ficou animada em participar de outros concursos para escrevente porque viu que a prova não é tão complicada, basta começar a se preparar com antecedência. Para uma boa preparação em concurso público o essencial é ter tempo suficiente para os estudos. Já utilizamos este espaço em diversas ocasiões para tratar deste assunto.
Pensando nisso, esta semana quero sugerir aos candidatos que já comecem a se preparar para os concursos que estão previstos para um futuro próximo. O ano de 2013 começa com grandes oportunidades, principalmente no Judiciário Federal. O primeiro concurso que deve ter edital publicado no início do ano é o de analista e técnico do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo/Mato Grosso do Sul). O certame venceu em abril e a expectativa era de que ele ocorreria ainda em 2012, o que não se confirmou.
Outro concurso que está com o prazo vencido é o Ministério Público da União (MPU). A exemplo do TRF haverá vagas também para analista e técnico. O prazo de validade do concurso expirou no mês passado e um novo edital deve ser publicado ainda no primeiro semestre de 2013. Pouco antes de vencer o concurso alguns candidatos entraram com liminar na Justiça na tentativa de suspender o prazo de validade, mas a liminar foi cassada e o caminho está livre para a realização de um novo certame.
A terceira boa oportunidade de concurso que deve acontecer também no primeiro semestre é o do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo). Nesse caso, o prazo de validade vence em fevereiro. Ou seja, a partir de março, o órgão já poderá publicar edital de um novo concurso. Uma das vantagens dos concursos do TRT é que são chamados muito mais candidatos aprovados do que o previsto no edital de abertura.
LEIA TAMBÉM
Além dos concursos citados acima, certamente ocorrerão muitos outros este ano. Para os concurseiros que não foram muito felizes no ano que terminou, como foi o caso desta minha conhecida, espero que não desanimem. Concurso é assim mesmo. Poucos passam nas primeiras tentativas. O ideal é analisar todas as provas prestadas e detectar onde é necessário um pouco mais de empenho para corrigir possíveis falhas. O que não pode acontecer é desistir por causa de alguns insucessos. Perseverar é a melhor forma de se iniciar o ano como candidato e terminá-lo como servidor público.
Paulo de Freitas é jornalista e funcionário público. Tem mais de 14 anos de experiência na área de concursos públicos. E-mail: [email protected].
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.