Tudo Sobre

Concurso TJ SP 2021 - Notário

Concurso TJ SP: definida a oferta de vagas e locais para novo edital de notário

Concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) para o cargo de notário de cartórios segue em pauta, previsto para ocorrer em breve



Fernando Cezar Alves | fernan[email protected]
Publicado em 13/10/2021, às 11h50 - Atualizado às 14h22

Concurso TJ SP: sede do TJ SP
Concurso TJ SP: sede do TJ SP - Google Maps

O novo concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) para o cargo de notário de cartórios já conta com oferta de vagas definida, bem como locais de atuação. Ao todo serão 195 oportunidades, que correspondem ao total de serventias extrajudiciais vagas, conforme publicação no diário da justiça eletrônico da última segunda-feira, 11 de outubro. Porém, ainda não é possível confirmar quantas serão para ingresso e quantas para remoção, o que deve ser especificado nas próximas semanas, com a publicação do edital de abertura de inscrições. Novas informações devem ser confirmadas em breve.

De qualquer forma, as localidades que serão contempladas na seleção podem ser conferidas no documento, clicando aqui.  

Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determina que dois terços das vagas deverão ser destinadas para o provimento de vagas e um terço para remoção de notários já em atividade, que desejam mudar de lugar de exercício. Desta forma, 130 devem ser para ingresso e 65 para remoção.

Vale ressaltar que nada mais impede a publicação do edital, tendo em vista que o órgão já conta com contrato assinado com a banca organizadora, que será a Fundação Vunesp.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito ou comprovar o exercício de atividade notarial ou de registro pelo prazo mínimo de dez anos. Para as vagas de remoção será necessário ser titular de delegação de serviço notarial ou de registro por, no mínimo, dois anos.

A carreira não conta com uma remuneração fixa, que corresponde ao total arrecadado pela respectiva unidade notarial, descontados os respectivos tributos ao governo. A renda mínima é de 13 salários mínimos, o que corresponde a R$ 13.200, completada até este total em caso de serventias deficitárias.

Concurso TJ SP: saiba como foi a  última seleção para notário de cartórios


O último concurso TJ SP para o cargo de notário de cartórios ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 165 vagas, já considerando provimento e remoção. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.

A seleção contou com provas objetivas, prova escrita e prática, avaliação oral e análise de títulos.

A parte objetiva contou com 100 questões, sendo 45 sobre registros públicos e notariais, 15 de direito civil, quatro de direito processual civil, duas de direito penal, uma de direito processual penal, seis de direito tributário, seis de direito comercial, dez de direito administrativo, dez de direito constitucional e uma de conhecimentos gerais

A prova escrita e prática contou com duas questões discursivas, uma peça prática e uma dissertação sobre as disciplinas do conteúdo programático.

Já a análise de títulos contou com limite de dez pontos.

 

 

 

+ Resumo do Concurso TJ SP 2021 - Notário

TJ SP - Tribunal de Justiça de São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Notário de cartório
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 12974,00
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

14/02/2019 Autorização do Concurso Adicionar no Google Agenda
29/12/2023 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
concursosconcursos 2022concursos sp (são paulo)provas anteriores

Comentários

Mais Lidas