MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso em Itambé BA tem vagas para agente de saúde

Cargo é destinado a profissionais com ensino médio. Presenciais, inscrições vão até a próxima segunda-feira (24)

Samuel Peressin
Publicado em 19/09/2018, às 10h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Prefeitura de Itambé, na Bahia, recebe até a próxima segunda-feira (24) as inscrições para o processo seletivo destinado a preencher 16 vagas de agente comunitário de saúde.  

Os candidatos devem possuir ensino médio e residir na área geográfica em que pretendem atuar (confira as regiões aqui). O edital não informa o salário do cargo. 

Com taxa de R$ 50, as inscrições devem ser registradas presencialmente no Sine Bahia (rua Sebastião Soares, s/nº, bairro Humberto Lopes), em dias úteis, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

A seleção envolverá três etapas: prova objetiva, em 28 de outubro, avaliação curricular, com entrega até 24 de setembro, e curso introdutório de formação inicial e continuada, em datas a serem definidas. 

O concurso da Prefeitura de Itambé terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital. 

Concurso Prefeitura Itambé: o que estudar para a prova

Língua portuguesa - Texto: Interpretação. Classes de palavras, Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta – forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

Matemática - 1 Conjuntos numéricos. 2 Números naturais, inteiros, racionais e reais. 3 Operações com conjuntos. 4 Fatoração e números primos – divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 5 Razões e proporções – regras de três simples e composta. 6 Percentagem, juros simples e compostos, divisão proporcional. 7 Equações. 8 Noções de geometria – retas, ângulos, paralelismo e perpendicularismo, triângulos e quadriláteros. 9 Teorema de Pitágoras. 10 Sistemas de medidas – tempo, massa, comprimento, área, volume etc.

Conhecimentos específicos - 1. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) - Lei nº 8080/90; (SUS) - Lei nº 8080/90; 2. Promoção, prevenção e proteção à Saúde; 3. Noções de Vigilância à Saúde, Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças; 4. Ações de Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família; 5. Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do (SUS); 6. Competências da União, Estados, Municípios e Distrito Federal na área de Vigilância em saúde; 7. PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 ( Nova PNAB); 8. Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF); 9. Cadastramento Familiar e Territorial: finalidade e instrumentos; 10. Principais problemas da saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas; 11. Saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e idoso; 12. Educação em saúde: conceito, importância e instrumentos; 13. Sistema de Informação da Atenção Básica (E-SUS - SISAB); 14.Atribuições específicas e postura profissional do Agente Comunitário de Saúde; 15. Conceito de territorialização, micro área e área de abrangência; 16. Diagnóstico comunitário; 17. Visita Domiciliar; 18. Acolhimento e Vínculo; 19. Trabalho em equipe; 20. Abordagem comunitária em saúde; 21. O papel do Agente Comunitário de Saúde na Atenção ao Pré-natal, no Puerpério e nos cuidados ao Recém-nascido; 22. Importância e incentivo ao Aleitamento Materno; 23. Prevenção e cuidados nos casos de diarreia e infecções respiratórias; 24. Conceito da Estratégia de Saúde da Família; 25.Sintomas e orientações no tratamento de Tuberculose e Hanseníase; 26. Controle e sinais de alerta na Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus; 27. Prevenção e cuidados nas Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS; 28. Direitos Sexuais e Reprodutivos; 29. Registro das atividades do Agente Comunitário de Saúde; 30. Noções básicas sobre imunizações; 31. Conselho Municipal de Saúde: composição e importância. SUS.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Prefeitura de Itambé (BA) 2018

Prefeitura Itambé (BA)
Vagas: 16
Taxa de inscrição: R$ 50
Cargos: Agente
Áreas de Atuação: Saúde
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: Ibec Conquista
Estados com Vagas: BA
Cidades: Itambé - BA

+ Agenda do Concurso

18/09/2018 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
24/09/2018 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
28/10/2018 Prova Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.