MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES
Notícia em primeiro lugar

Concurso Pré-sal: Documento confirma que primeiro edital para efetivos sai ainda este ano

Primeiro concurso Pré-Sal para efetivos está indicado em relatório da administração de 2022 para ocorrer ainda este ano

Concurso Pré-sal: Documento confirma que primeiro edital para efetivos sai ainda este ano
Concurso Pré Sal: trabalhador em petrolífera: Divulgação
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

[email protected]

Publicado em 17/04/2023, às 05h08 - Atualizado às 14h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A realização do primeiro concurso Pré-Sal Petróleo – PPSA (Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A) para pessoal efetivo deve mesmo ocorrer ainda em 2023. A confirmação foi feita nesta segunda-feira, 17 de abril, por meio de publicação no diário oficial a União, do balanço do relatório da administração, referente ao ano de 2022. De acordo com o documento o "Plano de Cargos e Salários e Quadro de Pessoal aprovados pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), abrindo espaço para a realização de concurso público em 2023 com objetivo de formação do quadro permanente da empresa". Novas informações devem ser confirmadas em breve.

Vale lembrar que a estatal consta do decreto 11.478, divulgado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 6, que retirou sete empresas públicas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e Programas de Parcerias de Investimentos da Presidência das República (PPI), além de mais três apenas do PPI. A PPSA está entre as três retiradas apenas do PPI. 

Embora cargos e vagas para a primeira seleção PPSA ainda não estejam definidos, desde junho de 2022 a estatal conta com um quadro  de 163 servidores efetivos, de acordo com a portaria 5.750, que estipula o limite do quadro próprio de pessoal.

A Pré-Sal Petróleo (PPSA) é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), fundada em 2013, com o propósito de maximizar os resultados econômicos da União nas atividades realizadas no Polígono do Pré-Sal e em áreas estratégicas. Para alcançar seus objetivos, a empresa prioriza a eficiência na gestão, investindo continuamente em melhoria de processos.

Concurso Pré-Sal: veja documento oficial

BALANÇORELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2022

Destaques de 2022

· 19 contratos de partilha de produção sob gestão da empresa, sendo 2 novos contratos assinados no ano (volumes excedentes da cessão onerosa de Sépia e de Atapu). Outros 4 blocos foram arrematados no 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha ao final de 2022 e serão assinados em 2023.

· 7 contratos em produção: Libra (Mero), Búzios, Entorno de Sapinhoá, Sudoeste de Tartaruga Verde, Sépia, Atapu e Itapu.

· 233 milhões de barris de petróleo produzidos e 602 milhões de m³ de gás natural disponibilizados para a comercialização em regime de partilha de produção pelos sete contratos em produção.

· 9,8 milhões de barris de petróleo produzidos e 48 milhões de m³ de gás natural de direto da União.

· 3 novas descobertas: Três Marias, Alto de Cabo Frio Central e Sépia (Pedúnculo).

· 4 novos Acordos de Individualização da Produção tornaram-se efetivos: Libra (Mero), Bacalhau, Sépia e Atapu.

· 1 redeterminação - Jazida de Sapinhoá.

· 11 milhões de barris de petróleo da União e 65 milhões de metros cúbicos do gás natural da União comercializados sob gestão da empresa. Parte do volume comercializado diz respeito à produção do ano de 2021.

· RS 4,71 bilhões arrecadados para o Tesouro Nacional - aumento de 285% com relação a 2021.

· Lucro contábil de R$ 16,4 milhões no exercício.

· Capital de 100% integralizado.

· Endividamento zero.

· Plano de Cargos e Salários e Quadro de Pessoal aprovados pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), abrindo espaço para a realização de concurso público em 2023 com objetivo de formação do quadro permanente da empresa.

Saiba como foi a última seleção

Embora o primeiro concurso Pré-Sal Petróleo ainda não tenha ocorrido, um processo seletivo já ocorreu em 2017, contando com uma oferta de 240 vagas temporárias, sendo 15 para preenchimento imediato e 225 para formar cadastro reserva de pessoal.
Todas as oportunidades foram para o cargo de assistente, com exigência de nível superior, distribuídas por áreas específicas, sendo 2 para planejamento pleno, 2 para gerenciamento de projetos pleno, 1 de tecnologia da informação II, 1 de contabilidade e finanças, 1 para licitação e contratos II, 1 para licitação e contratos III, 3 para desenvolvimento e produção sênior, 1 para exploração pleno, 1 para exploração sênior e 2 para reservatórios pleno.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Pré-Sal Petróleo 2024

Pré-Sal Petróleo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

31/01/2025 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
concursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.